Prova Modelo D - 18/09
MATEMÁTICA professores Flávio, Paulo, Marcus e Pierre
Confira a super correção do nosso mestre Pierre de Matemática clicando abaixo
01.D - Considere a função ...
02.B - Considere a expressão...
03.A - A largura MN...
04.C - O ponto A...
05.A - A soma dos ...
06.E - As empresas ...
07.D - Um grupo de 41 ...
08.B - A senha de acesso ...
09.E - Um grupo de alunos de cálculo ...
10.A - Sobre os conceitos de geometria ...
11.E - Ao resolver a equação ...
12.E - O domínio
13.C - Um polinômio ...
14.D - Um cubo ...
15.B - Seja M(x) ....
16.C - Sejam “lambida” um parâmetro....
17.A - Analise as afirmativas ...
18.C - Dado o polinômio ...
19.C - No intervalo ....
20.D - Considere a função ...
INGLÊS professora Mari
45. B - Who is your biggest critic?
46. A - neutralize - sinônimo de counteract
47. E. - in, at, in
48. D. Cornelius Ryan
49. C - 1.150 - one thousand, one hundred and fifty people.
50. A - I e III corretas
51. B - Poetry, history, philosophy, politics, and law help combat leaders to think(...)
52. C - have to recite poems (...) must como similar a have to
53. D - simultaneously and obstacles - meanwhile and hurdles
54. D - makes money using illegal methods (scammer)
55. E - keep, make, have
56. C - your online activity and personal information can be easily captured by criminals.
A prova de Inglês apresentou-se com vocabulário de nível médio, porém exigindo do candidato a compreensão de termos específicos citados ao longos dos textos que serviram como tema para as questões.
O perfil estrutural da prova se manteve o mesmo de anos anteriores, contando com um texto a cada três questões, sendo elas de caráter interpretativo e gramatical.
No que diz respeito à gramática, foram cobrados os temas trabalhados em sala de aula, como por exemplo, “modals”, “prepositions”, “numbers”, “verbs”, “adverbs”, dentre outros.
No que tange à compreensão de texto, as questões apresentadas exigiam a atenção do candidato que mesmo sem conhecer o termo citado, podia responder com tranquilidade, uma vez que o vocabulário geral era de nível esperado e era possível assimilar o significado da palavra ao longo do texto.
HISTÓRIA professor Zavo
33 – D - Inglaterra
34 – E - O que presença dos cemitério...
35- C - III e IV
36 – E - Nicolau Copérnico,,
37- B - Revolução dos Cravos
38 – C - Neoliberalismo
39 – D com possibilidade de ser a A (questão confusa) - Ao despeito aos limites...
40 – A - Prospecção, apresamento
41 – C - Revolução de 1930..
42 – A - Em 1991, com o fim da URSS...
43 – E - Nenhuma das anteriores
44 – B - Princesa Isabel
Análise da prova pelo nosso professor Zavo Lima
GEOGRAFIA professor Ricardo
21 - B - Cartografia - "Uma projeção cartográfica..."
22 - B - Blocos econômicos - "Com um mundo globalizado..."
23 - E - Climogramas (Climatologia) - "Tempo e clima não possuem..."
24 - D (na verdade, sem resposta) - Geologia e Geomorfologia - "A Terra possui cerca de 4,6 bilhões..."
25 - A Vegetação do Brasil (Biomas) - "O Brasil é um país..."
26 - E (bem questionável, mas a única possível) - Geopolítica (Nova Ordem Mundial) - "No dia 9 de novembro..."
27 - C - Indústrias - "O mapa a seguir demarca..."
28 - A - Geografia Urbana - "A influência de cada cidade..."
29 - A - Demografia (População) - "Segundo essa teoria..."
30 - C - Energia - "A medida que ocorreram..."
31 - E - Hidrografia" - Com um clima de predominância úmida..."
32 - D - Urbanização do Brasil" - A urbanização ocorre..."
A prova foi bastante abrangente, tocando em pontos essenciais das mais diversas áreas da Geografia (Clima, geologia, indústria, Geografia urbana, etc.). Ao contrário das últimas provas, não tocou tanto em questões de geopolítica. Vale ressaltar que fez falta uma questão que problematizasse a questão ambiental no Brasil e no mundo. Prova de nível médio. Algumas questões eram muito específicas, o que dificulta a seleção do candidato melhor preparado, e duas delas, uma de formação da Terra (geologia e geomorfologia) e outra de Nova Ordem Mundial (que questionava a Unipolaridade dos Estados Unidos) apresentam problemas de formulação, podendo ser facilmente questionadas.
gabarito comentado de geografia
Prova Modelo A - 17/09
QUÍMICA professores Laranja e Pilha
33 A aspirina é um medicamento.. A
34 Uma substância possui... C
35 Texto sobre os catalisadores... B
36 Texto sobre os catalisadores... D
37 A grande quantidade de CO2... E
38 Com base no gráfico a seguir... C
39 Um experimento bastante utilizado... A
40 Alexander Williamson foi um químico... E
41 Em relação à equação não balanceada... B
42 As recentes tensões militares no leste... B
43 A elaboração de representações científicas... D
44 Considere as seguintes descrições... C
gabarito comentado de química abaixo
REDAÇÃO
Com o “vencer os desafios inerentes à condição humana exige uma adaptação constante: prática do exercício da resiliência”, o feitor do tema converte sensivelmente o já velho narrador d’O Ateneu em intérprete da atualidade brasileira. A partir do dito, a opinião do desejante à instituição de Caxias é sustentada sobre dois argumentos. Até aí nihil novi sub solem. Eis o que ocorre nesse concurso.
Parece haver uma mensagem cifrada na mensagem. Cifrada? Nothing! A coisa é óbvia. Óbvia?! Basta acrescentar o texto do poeta da terra de Donaciana Emília das Minas Gerias, a princesa de Vila Rica, mulher de posses e dengos, para compreender a linguagem figurada proposta pelo Exército: a casa está destruída. Casa aí nada mais é do que nosso lugar. Isto é, nosso lugar está destruído. Depois, em seguida, a resiliência. Ou seja, aguente o que há. Tudo acaba.
Se o candidato quisesse, poderia escrever a partir da própria condição, titulando o escrito mais ou menos assim: “o relato de um f...”
Em suma, é preciso se adaptar às transformações. Às destruições de sua terra. Eis aí o tema, mas agora em linguagem não-figurada.
Nada retorna ao que foi.
Viver é sofrer. Drummondianamente sofrimento.
PORTUGUÊS professores Romeu, Fernando e Marcus
1. “Nos trechos a seguir...” - D
2. “De forma literal...” - E
3. “Com a leitura do texto...” - D
4. “Com base no trecho...” - C
5. “Em ‘-dois troncos...’” - C
6. “Assinale a alternativa...” - D
7. “A ortoépia...” - E
8. “No trecho ‘Ao fundo...’” – A
9. “Marque a alternativa...” - D
10. “Pleonasmo é...” - B
11. “Em ‘E a vez do escritório...’”- B
12. “Em ‘Chega...’” - C
13. “Em ‘Em não é preciso...’” - E
14. “Marque a alternativa...” A
15. “Assinale a alternativa...” B
16. “Marque a alternativa...” C
Física professores Teo e Suzana
21 Dois recipientes de (D
22 As máquinas (C
23 Um observador (E
24 Um corpo de mass (C
25 Uma canoa amarra (A
26 Uma granada de (D
27 O circuito elétrico (B
28 Uma corda homogê (B
29 Uma espira de cobr (A
30 Um dos fenômenos (C
31 Quatro fios conduto (E
32 Uma barra plana (A
Literatura professor Dan
17- A
Poema de Cecília Meireles, 2ª Fase do Modernismo Brasileiro, Geração de 30. O poema Encomenda é construído com antíteses, rima alternada e rima e rima interpolação.
18. D
Trecho do poema Meus oito anos, de Casimiro de Abreu, poeta da 2ª Geração Romantismo Brasileiro.
19. A
Camões, neste trecho de um poema lírico, idealiza o amor com as características do Classicismo.
20. B
O trecho de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, trata do sertão universalizante.
Comments