Gabarito ESPCEX 2025/26 pelos nossos mestres
- CURSO GENERAL TELLES PIRES

- 14 de set
- 6 min de leitura
Atualizado: 15 de set
Prova de 13/09
Química
Modelo B
33 A
34 E
35 E
36 B
37 D
38 E
39 C
40 A
41 B
42 E
43 C
44 E
Professor Adauto Pessoa
Análise da Prova de História Espcex – 2025 - `Prof. Zavo Lima
Fala galera, um comentário geral sobre a prova de História da Espcex que ocorreu nesse último domingo (14/09). A prova ficou bem dentro do edital e com nível moderado. Caiu História do Brasil (Colônia, Império, República) e História Geral (Revoluções Industriais, Totalitarismos, Guerra Fria, e este último tema sempre ressaltado em aula a possibilidade de cair).
A prova da Espcex não quer só “decoreba”, mas pede contexto: ligar nome, data, lugar, ideia. É exatamente isso que a gente faz nas aulas de História aqui no curso ou para quem acompanha o meu canal: estudar o conteúdo, entender o processo, fazer exercícios para fixar e depois contextualizar para não errar na prova.
Se vocês estudaram todos os temas comigo, fizerem bastante exercícios e revisaram os conceitos na nossa última aula vocês possivelmente tiveram um bom desempenho nesta prova.
Nesta prova, das 12 questões foram 5 de História do Brasil e 7 de História Geral, o que manteve uma lógica. O que devemos ressaltar, como em algumas provas anteriores, esse ano não caiu questão de História Medieval, só Moderna e Contemporânea nas questões de História Geral, isso já aconteceu, sobre Brasil ficou até bem distribuído. Sobre o nível da prova, achei-a moderada, com 6 questões moderadas 2 difíceis 4 fáceis.
Deem uma olhada no gabarito que fiz dentro dos temas estudados que caíram na prova. Analisei a Prova da Espcex Modelo D com cuidado.
33. Questão História do Brasil / República: Plano de Metas de JK (Tema do Edital: Governo Juscelino Kubitschek – Plano de Metas)
Resposta: E (I, III e IV corretas) – Nível Moderada.
Fala galera! Poxa, vimos isso em aula hein! “50 anos em 5” não é só frase de efeito, é base para entender o Brasil desenvolvimentista, um clássico. O Plano de Metas priorizou transporte, energia e a construção de Brasília. Educação não entrou no pacote.
34. Questão História Geral / Contemporânea: Nazismo x Fascismo (Tema do edital: Regimes totalitários do século XX)
Resposta: B (I, e IV) – Nível Moderada
Fala galera! Esse é clássico: nacionalismo, expansionismo e anticomunismo são pontos comuns entre nazismo e fascismo. Corporativismo era mais italiano e o nazismo tinha a lógica de superioridade de raça.
35. Questão História Geral / Contemporânea: Sucessão de Stalin (Tema: União Soviética no pós-Stalin)
Resposta: A (Nikita Kruschev e Leonid Brejnev) – Nível Difícil
Bom, talvez para alguns essa questão foi um pouco complicada, em aula não se coloca toda a sequências de sucessores da URSS, mas no nosso material escrito tem os nomes dos sucessores de Stalin, mas dava para levar essa sabendo de Kruschev. É por isso que eu insisto em contextualizar linha do tempo. Sem ela, a gente se perde.
36. Questão História Geral / Moderna: Primeira Revolução Industrial (Tema do edital: Revoluções Industriais)
Resposta: E (aperfeiçoamento e utilização de máquinas a vapor) Nível Fácil
Galera, questão mais fácil da prova, praticamente todo mundo começou com um ponto na prova! Primeira Revolução Industrial é vapor. Motor a explosão e petróleo são da segunda. Microcomputador é terceira.
37. Questão História do Brasil / Colônia: Invasões Holandesas no Brasil (Tema do Edital: Invasões holandesas no Brasil (século XVII)
Resposta: B (lideradas por Domingos Fernandes Calabar, que depois mudou de lado) – Nível Moderada
Fala galera! Lembram do Calabar? Esse nome marca as invasões holandesas. Ele conhecia a região e ajudou os holandeses. Essa é a prova da importância de conhecer personagens “menores” da História, mas isso está na apostila e nos meus vídeos sobre assunto, assim como em aula, foi uma questão de nomenclatura, mas para quem conhecia o assunto dava pra levar.
38. Questão de História Geral / Moderna: Teoria do Estado – Maquiavel (Tema do Edital: Pensamento político moderno)
Resposta: A (Nicolau Maquiavel) Nível Fácil
Pessoal, olha aí! “Os fins justificam os meios” não é frase solta, é pensamento de Maquiavel. Cai direto do livro “O Príncipe”. Segunda questão mais fácil da prova para quem conhecia o assunto.
39. Questão História do Brasil / Moderna: Grandes Navegações – Circum-navegação (Tema do Edital: Expansão marítima ibérica)
Resposta: E (Fernão de Magalhães – Espanha – 1519 e Francis Drake - 1577) Nível Difícil
Fala galera! Primeira volta ao mundo? Magalhães blz, está em qualquer material didática, inclusive no nosso e nas aulas, agora lembrar o segundo nome, aí deixou a questão um pouco difícil. A chave para acertar essa questão era ter eliminado as que tinha Vasco da Gama, e ficar coma que tinha Magalhães em primeiro dificilmente o grande público conheceria a História de Drake, o segundo a dar volta ao mundo. Então, essa questão vai ser o diferencial.
40. Questão História Geral / Moderna: Práticas econômicas (séc. XV-XVIII) Tema do Edital: Antigo Sistema Colonial e Estado Moderno
Resposta: E (Mercantilismo) Nível Fácil
Galera, que questão fácil! Protecionismo, balança comercial favorável, metalismo. É mercantilismo na veia. A gente bateu nessa tecla: não confundir com capitalismo. Questão dada, fiz organograma na lousa e tudo mais.
41. Questão História do Brasil / Regência: Título de “Barão de Caxias” (Tema do Edital: Revoltas Regenciais)
Resposta: C (derrotar os revoltosos na Balaiada) Nível Moderada
Questão boa, vimos isso em aula hein! Luís Alves de Lima e Silva ganhou esse título após reprimir a Balaiada no Maranhão. Não confundir com Farroupilha. Essa contextualização salva ponto em uma questão moderada de História do Brasil.
42. Questão História Geral / Contemporânea: Guerra das Malvinas/Falklands (1982) Tema do Edital: Conflitos contemporâneos
Resposta: E (Argentina e Inglaterra, na disputa pela soberania do arquipélago homônimo) Nível Moderada
Fala galera! Essa é recente na História. Guerra rápida, 1982, Argentina x Inglaterra. Relembramos esse tema quando falamos de Guerra Fria e América Latina. Sempre bom treinar geopolítica, mas dei essa questão em aula em uma aula extra que fizemos sobre a Nova Ordem Mundial e os conflitos contemporâneos, quem assistiu essa aula acertou essa.
43. Questão História Geral / Moderna – História da América (EUA): Colônias inglesas – exploração x povoamento (Tema do edital: Colonização inglesa na América)
Resposta: A (ao Sul e ao Norte) Nível Fácil
Pessoal, mais uma questão dada, três até agora que era obrigação acertar! Sul – exploração, plantation, escravidão Norte – povoamento, clima frio, trabalho livre. Ele pediu respectivamente, então não tinha como errar essa. Esse quadro a gente fez junto no quadro, desenhei até o mapa, lembra? É isso que cai.
44. Questão História do Brasil / República: Revolta da Vacina (1904) (Tema do Edital: República Velha – movimentos sociais urbanos)
Resposta: B (varíola) Nível Moderado
Fala galera! Epidemia local de varíola. Governo de Rodrigues Alves, campanha de Oswaldo Cruz. Estudamos a República Velha em uma aula a parte, gravada, falei de todas as revoltas, inclusive a da Vacina e os motivos. Caiu do jeitinho que falamos.
MATEMÁTICA
PROFESSORES FLÁVIO E JOSELIAS
1.A
2. C
3. B
4. A
5. D
6. B
7. E
8. D
9. D
10. D
11. D
12. B
13. A
14. B
15. C
16. E
17. A
18. D
19. C
20. E
INGLÊS
45 - A
46 - B
47 - E
48 - A
49 - C
50 - E
51 - D
52 - E
53 - B
54 - D
55 - C
56 - B
Prof Marina Lhullier
Prova de 12/09
PORTUGUÊS professores Sônia - Fernando - Augusta
Prova B
01.C
02.B
03.C
04.A
05.B
06.E
07.C
08.A
09.A
10.C
11.B
12.B
13.D
14.E
15.A
16.D
17.C
18.C
19.B
20.D ou E
FÍSICA professor Léo
EsPCEx 2025
Modelo B
Gabarito:
21) C
22) A
23) C
24) B
25) A
26) B
27) D
28) D
29) C
30) E
31) B
32) E
Prova de Química
Prof Paulo
Assuntos dentro do radar do material e abordagens em aula
Baixa complexidade, questões diretas, sem pegadinhas
Todos temas abordados em aula
Também notei menor número de conteúdos por questão, o que tornou a prova mais executável em menor tempo
Gabarito Prova modelo B
33.A. 37. D. 41.B
34.E. 38. C. 42. E
35.D 39. C 43. C
36.B 40. A 44. E
33 sistema cfq/crqs.....
33 A. mol
0,15.10^-3 g...... 1000g
Xg.....,..................250g
X= 0,037 . 10^-3g
75g........6.10^Abatemos
3,7.10^-5g.....x atomos
X=3.10^20 átomos
34. Considerando a distribuição......
34E. tabela periódica
Bismuto G15 6°periodo
Camada de valência 6s2; 6p3
Subnível mais energético: 6p3
35. A gingerona....
35D química orgânica : fórmulas,funções e tipos de carbono e cadeias
I falso
II verdadeiroC17H26O4
III verdadeiro
IV verdadeiro
V falso
36. Em reações....
36B reação de substituição (2a substituição)
Grupo nitro orienta substituição na posição meta
37. A acidose.....
37D Deslocamento de equilíbrio
38 O polímero.....
38C
química orgânica: polímero, função, força intermolecular e polaridade
39. Em acampamentos...
39C
Balanceamento
Cálculo de ∆H por calor de formação
C2H2. +5/2O2 => 2CO2 + H2O
+227.....Hr
2(-393)+(-286).....Hp
∆H=Hp-Hr= -1299
40. O nitrato....
40 A
Balanceamento
Cálculo estequiométrico com gás sem volume molar
NH4NO3=>N2+1/2O2+2H2O
80g..........3,5mol gases
1600g......x mol
X= 70 mol
PV=nRT
1.V=70.0,082.400
V=2296L
41. A diferença.....
41B
Propriedades coligativas: osmose
42. Em tanques....
42E
Balanceamento
Processos de separação de misturas
Tipos de reações
Al2(SO4)3+6NaOH=>
3Na2SO4. + 2 Al(OH)3
1+6+3+2=12
43. No ano de 2023....
43 C
Teorias de ácido e bases
44. Um método.....
44E
Eletrólise
Agentes oxidante e redutor
Deslocamento de equilíbrio















































































































Comentários