top of page

Notícias sobre ingresso no EXÉRCITO BRASILEIRO.


ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO - ESPCEX


CONCURSO 2020

- Inscrições: 05/05 a 03/06/2020


- Vagas: para ampla concorrência serão 320 vagas para o sexo masculino e 32 vagas para o sexo feminino. Para a reserva aos candidatos negros (pretos ou pardos) serão 80 para o sexo masculino e 8 para o sexo feminino


- O pedido de inscrição processar-se-á por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição, constante do Sistema de Inscrição, disponibilizada no endereço eletrônico da EsPCEx (www.espcex.eb.mil.br), respeitado o prazo estabelecido no Calendário Anual do CA, aprovado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), constante no mesmo endereço eletrônico


- O Exame Intelectual é composto de provas escritas, realizadas em 2 (dois) dias consecutivos e aplicadas a todos os candidatos inscritos, possuindo os seguintes módulos:

I - 1º dia 26/09/2020: módulo aplicado em um único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), de Redação (questão discursiva), de Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Química (com 12 questões objetivas e peso 1); e II - 2º dia 27/09/2020: módulo aplicado num único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), de Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), de História (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1). § 1º O EI terá duração de 4 h e 30 min (quatro horas e trinta minutos), em cada dia. § 2º O EI versará sobre as disciplinas e assuntos constantes neste Edital e no Manual do Candidato. § 3º A prova de Redação terá apenas caráter eliminatório.


NOVAS TURMAS PRESENCIAIS NO TELLES PIRES

- Início: IMEDIATO. Nesse primeiro momento as aulas serão disponibilizadas em nossa plataforma online e a partir da normalização da situação em São Paulo, retornamos para nossa unidade física.


A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 50 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

    ser brasileiro nato, ambos os sexos;

    possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

    ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do processo seletivo citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.



759 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page