top of page

Passo a Passo para ser um Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo - APMBB


Com a retomada do Edital de 2020 para ser Oficial da Polícia Militar, o sonho de poder fazer parte da Academia Barro Branco está mais próximo de ser realizado.

Neste post vamos comentar o Edital publicado em 05/01/2021 para que você esteja atento a cada etapa e assim mais preparado para cada fase.



Antes de começar a leitura, garanta sua vaga em nosso Curso Preparatório para APMBB. Corre!!! As vagas são limitadas e o concurso bem concorrido.


#Banca Examinadora

A Banca que organizará o certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), diferente dos anos anteriores que era organizado pela Vunesp. É importante estar de olho no perfil da FGV. Em comparação com a VUNESP, a FGV cobra os conhecimento de forma mais direta e seu diferencial é exigir detalhes nos conhecimentos da Prova Objetiva. As questões vão direto ao assunto e a maioria da abordagem é análise de afirmações verdadeiras ou falsas, então o candidato precisa prestar muita atenção.


A inscrição será feita à partir das 10h do dia 07/01 até às 23h59 do dia 09 de fevereiro. A taxa será de R$130,00 e no ato da inscrição você deverá optar entre Língua Inglesa ou Espanhola. Há redução de 50% da taxa para candidatos que acumularem dois quesitos (ser estudante do Ensino Médio, de cursinho Pré-vestibular ou Curso Superior e estar desempregado ou receber valor menor que dois salários mínimos por mês).

Serão ofertadas 130 vagas para Aluno Oficial PM e não há vagas para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$3.268,33.


Para poder se inscrever é necessário apresentar os seguintes requisitos:

· Ser brasileiro;

· Idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos;

· Estatura mínima para homens de 1,60m e para mulheres de 1.55

· O candidato pode ter tatuagem desde que não ofenda os valores e deveres éticos da corporação, nem que faça alusão a ideologias terroristas, discriminação nem preconceito, nem sugira ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos

O certame está dividido em seis tipos de avaliações, sendo a primeira fase classificatória (Exame de Conhecimentos, Exame de Aptidão Física, Saúde, Psicológico, Avaliação de conduta social, reputação e idoneidade e Análise de Documentos).


#Exame de Conhecimentos

A primeira fase (Exame de Conhecimentos) será aplicada no dia 28 de março em 2 etapas. Às 8h da manhã os candidatos se apresentarão para a prova objetiva e terão 4 horas para fazer o teste contendo 80 questões de múltipla escolha com questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza, Administração Pública e Noções de Informática. A segunda etapa, aplicada no mesmo dia, terá início às 14h e os candidatos terão 2h para fazer uma redação dissertativa com o tema proposto.

Essa fase é eliminatória e classificatória, sendo que os melhores colocados garantirão a permanência no concurso. A prova objetiva vai de 0 a 80 pontos com quantidade mínima de 48 acertos, e a prova dissertativa vai de 0 a 20 pontos com no mínimo 10 pontos para poder ser corrigida.


#Exame de Aptidão Física

O concurso segue para a Prova Física. No dia da prova, os candidatos precisam apresentar um atestado médico que conste a informação de estar APTO para a realização do exame. Serão feitos testes de flexão e extensão dos cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50metros, corrida de 12 minutos e a prova de natação. Para seguir no certame, o candidato precisa fazer pelo menos 20 pontos em cada teste.


#Exame Médico

A fase seguinte é o Exame Médico. Os candidatos deverão se apresentar no Centro Médico da Polícia Militar para serem avaliados pela junta médica, passando por clínico geral, otorrino, dentista, oftalmologista que avaliará as condições de cada participante.

Importante destacar que a novidade desse edital está nesta fase que acrescenta o Exame

de Sangue, portanto os candidatos precisam se apresentar em jejum de 8 a 10h para realizar o exame. Nesta ou em outras fases do concurso também será aplicado o Teste Toxicológico para detectar o consumo de drogas.


#Exame Psicológico

A etapa seguinte é o Teste Psicológico onde serão aplicados testes coletivos e individuais mapeando o perfil psicológico dos participantes. A taxa de reprovação nesta fase é bem alta, em exames anteriores 60 a 65% dos candidatos foram reprovados.


#Avaliação Social e Análise de Documentos

O concurso segue para Investigação Social avaliando as condutas sociais e idoneidade dos participantes e a Análise de Documentos que comprovem todas as informações no ato da inscrição e dos requisitos para poder participar.

Neste certame a CNH não é exigida.

O concurso de Oficial da PM é bem concorrido e as provas são consideradas mais difíceis se comparadas com as provas para soldado da PM então é preciso estar preparado para se destacar. Pensando nisso, não deixe de fazer sua matrícula em nossos cursos, somos líder de aprovações em carreiras militares.


Link do Edital:


3.667 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page