• sacatitudedigital

Como funciona o Concurso da ESA

Para muitos jovens brasileiros que se interessam pela área militar, tem afinidades ou querem servir ao exército, mas não tem muito definido qual área seguir, uma boa opção é o Concurso da ESA - Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro.



A previsão é que o próximo edital seja publicado em abril, então ainda dá tempo de se preparar. Confira nosso Curso Preparatório clicando aqui.


Geralmente o concurso é aberto uma vez por ano e são ofertadas em média 1000 vagas. Ano passado foram 900 vagas masculinas, 100 femininas e 55 para áreas de saúde e música.


Para participar, os candidatos precisam ser brasileiros natos, ter Ensino Médio completo e ter entre 17 e 24 anos, ou no máximo 26 anos se for para áreas de música e saúde.


A avaliação é constituída de duas fases. Na primeira serão 4 etapas: Exame Intelectual, Valoração de Títulos, Inspeção de Saúde e Exame Preliminar de Aptidão Física. Para candidatos da área de música ainda terá o Exame de Habilitação Musical. E a segunda fase constituída do Exame de Aptidão Física Definitiva.



A prova intelectual é composta de 40 questões de múltipla escolha. Serão 12 questões de Português e Literatura Brasileira, 12 de Matemática, 12 de História e Geografia do Brasil, 4 de Inglês e uma Redação. Os candidatos terão 4 horas para resolver. Para garantir a participação na próxima fase, precisam ter, no mínimo, 50% de acerto em cada matéria e 25% em inglês.


No Exame de Aptidão Física (TAF) será cobrado: corrida de 12 minutos, barra fixa, flexão de braço e Abdominal.


Os candidatos aprovados em todas as etapas ficarão dois anos em formação podendo escolher qual área seguir: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia ou comunicação. O salário mensal será de aproximadamente 1100,00 e, ao se formar, além do Diploma de Nível Superior, terá um salário mensal de 5000,00 como 3º Sargento de Carreira.



É uma boa opção para muitos jovens que ainda não sabem qual carreira seguir!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo