top of page

Como funciona o Concurso da ESA

Atualizado: 25 de ago. de 2021

Para muitos jovens brasileiros que se interessam pela área militar, tem afinidades ou querem servir ao exército, mas não tem muito definido qual área seguir, uma boa opção é o Concurso da ESA - Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro.


Geralmente o concurso é aberto uma vez por ano e são ofertadas em média 1000 vagas. Ano passado foram 900 vagas masculinas, 100 femininas e 55 para áreas de saúde e música.



Para participar, os candidatos precisam ser brasileiros natos, ter Ensino Médio completo e ter entre 17 e 24 anos, ou no máximo 26 anos se for para áreas de música e saúde.


A avaliação é constituída de duas fases. Na primeira serão 4 etapas: Exame Intelectual, Valoração de Títulos, Inspeção de Saúde e Exame Preliminar de Aptidão Física. Para candidatos da área de música ainda terá o Exame de Habilitação Musical. E a segunda fase constituída do Exame de Aptidão Física Definitiva.



A prova intelectual é composta de 40 questões de múltipla escolha. Serão 12 questões de Português e Literatura Brasileira, 12 de Matemática, 12 de História e Geografia do Brasil, 4 de Inglês e uma Redação. Os candidatos terão 4 horas para resolver. Para garantir a participação na próxima fase, precisam ter, no mínimo, 50% de acerto em cada matéria e 25% em inglês.


No Exame de Aptidão Física (TAF) será cobrado: corrida de 12 minutos, barra fixa, flexão de braço e Abdominal.


Os candidatos aprovados em todas as etapas ficarão dois anos em formação podendo escolher qual área seguir: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia ou comunicação. O salário mensal será de aproximadamente 1100,00 e, ao se formar, além do Diploma de Nível Superior, terá um salário mensal de 5000,00 como 3º Sargento de Carreira.



É uma boa opção para muitos jovens que ainda não sabem qual carreira seguir!


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page