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Gabarito APMBB elaborado pelos nossos Mestres

Confira o gabarito elaborado pelos mestres do GETEPE do concurso da Academia de Polícia Militar do Barro Branco realizado em 18/08/2024


Prova utilizada pelos nossos professores para a correção.


MATEMÁTICA

Prof José Elias Silva e Flávio

45- B) 23.

46- A) -1200.

47- C) 67.

48- B) 3 DE JULHO.

49- A) -19.

50- E) 4.

51-E) 3 OU 1.

52- D) 12 ≤K<19

53-D) √7/14

54- A)32

55- C) 63

56- E) 7

BOA SORTE E FELICIDADES


PORTUGUÊS

Prof Marcus, Romeu e Sônia

21. A

22. B

23. A

24. D

25. C

26. E

27. D

28. B

29. E

30. A

31. D

32. E

33. A

34. A

35. C

36. A

37. E

38.D


BIOLOGIA

Prof Ricardo e Okuma

69 – D (Citologia)

70 – A (Citologia - núcleo)

71 – C (Classificação biológica)

72 – A (Genética)

73 – B (Citologia, fisiologia celular)

74 – E (Zoologia - fisiologia dos vertebrados)


FILOSOFIA

Prof Pedrinho

7 – D: Fácil e conceitual. Conceito de ciência resolve – progresso científico. Falado MUITO em sala.

8 – A: Fácil e Interpretativa. Resposta no texto, mas também dá para usar o princípio da não maleficência da Bioética.

9- B: Fácil e conceitual. Noção de justiça em Platão voltou para a prova. Inatismo da Desigualdade é o conceito.

10 – C: Fácil e conceitual. Conceito de ética e moral resolve.


Prova fácil, pois os conceitos utilizados para resolvê-la são básicos. No entanto, uma prova com quebra de padrão – apenas uma questão provável. Lado B da filosofia, mas tudo abordado nos cursos.


SOCIOLOGIA

Prof Pedrinho

11 – Gabarito deve dar B, eu consisero a D possível: Difícil – interpretativa e conceitual. Conceito aberto de socialização, onde existe uma tendência dominante nas sociedades a universalizar comportamentos, como coerções sociais e instituições que harmonizam a sociedade a partir de padrões culturais. No entanto, pode também se referir a univerdalizações internas dentro de cada cultura. Achei bem dubio o texto. Texto com leitura de nível alto.

12 – C: Fácil e interpretativa. Relação entre desigualdade, desemprego e alimentação. Sociologia econômica de baixo nível conceitual e texto tranquilo para interpretação.

13 – D: Média e conceitual. A dificuldade aqui está em anular a alternativa A (perigosa), onde é preciso considerar o conceito de Democracia Racial como MITO. A alternativa correta bate com o conceito de evolucionismo.

14 – E: fácil e conceitual. Conceito fácil, mas imagino que a leitura dos candidatos dificultará a interpretação. Política Pública é LEI e de acordo com o texto após a criaçâo da lei vai para... o Executivo. Conceito de três poderes.


Prova média. Também houve quebra de padrão, pois não teve necessidade de resolver questões com os conceitos mais existentes nas últimas provas. Atento para a dificuldade da leitura, textos de nível alto para identificar e usar conceitos fáceis.


ESPANHOL

Prof Celso Vieira Júnior

Prova média para difícil. Demandou muito domínio de leitura e vocabulário do candidato. Questões muito bem elaboradas que exigiram uma leitura apurada para encontrar a ideia correta.


39. C - média. O texto aponta que a busca de emoções e sensações é um motivo para as pessoas fazerem atividades de risco. ("Injeccion de adrenalina").

40. D - média. Exigiu do candidato uma boa leitura do parágrafo para que pudesse sintetizar a ideia na busca por orientação profissional.

41. B - difícil. Exigiu do candidato muita atenção na leitura e confronto com as alternativas para encontrar o termo torpe, que é cognato ao português (torpe: vil, inútil).

42. A. Fácil. Simples substituição entre expressões introdutórias para orações subordinadas.

43. D. Difícil. Exigiu muito domínio do candidato tanto em leitura quanto vocabulário para poder chegar a resposta correta por exclusão. Há muitos distratores nas alternativas. Por exclusão chega-se na resposta correta que é a que aponta formas de manter a saúde com práticas esportivas no final de semana.

44. E. Média. Exigiu o conhecimento dos dias da semana e o entendimento da expressão "um dia por medio", que significa "dia sim, dia não". Possível chegar por leitura também.


QUÍMICA

Prof Diogo e Paulo

63-A 64-C 65-E 66-D 67-B 68-E.

A prova de química foi fácil. Não cobrou métodos quantitativos Leis Ponderias e foi mais simples do que o exame anterior. Foram abordados balanceamento de reações, separação de misturas, ligações químicas, densidade, mudança de estado físico e função química.


HISTÓRIA

Prof Zavo Lima

1 - A (Roma ) Leitura do texto e conhecimento da

Política do Pão e circo)

2 - B (independência dos EUA)

3 - D (Descolonização Afro-Asiática) Interpretação e Entendimento do Texto)

4 - B (Brasil - Colônia - Invasão Estrangeiras / Holandesas) - Conhecimento sobre o Contexfo do Brasil Açucareiro.

5 - C (Brasil República / 1ª Constituição do Brasil - a questão dos voto dos alfabetizados masculinos)

6 - D (Brasil República / JK - Nacional Desenvolvimento / Empresas Multinacionais)


Prova tranquila. Somente uma questão de nível um pouco complicada, a questão sobre os Holandeses, todas as outras davam pra levar interpretando os textos e contextualizando-as, algo que fizemos nas aulas de história do curso, tanto no curso regular quanto na revisão. E tb acertei três possibilidades de questões faladas em aula, Roma, Revoluções Burguesas (independência dos EUA) e Período Colônia Açucareiro.


GEOGRAFIA

Prof Renato Marques

15-B

16-A

17-E

18-D

19-C

20-A

Prova complexa, cobrando muita atenção para elementos de Atualidades.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Prof Lucas e Vítor Paulo

75 - C (A Constituição Federal expressamente prevê que a soberania popular)

A Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 14, estabelece que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular. Esses mecanismos são formas de participação direta do povo nas decisões políticas:

- Plebiscito: Consulta prévia ao povo para que ele se manifeste sobre determinado assunto antes que ele seja transformado em norma.

- Referendo: Consulta ao povo sobre uma lei ou ato normativo já existente, onde se decide pela sua manutenção ou revogação.

- Iniciativa Popular: Permite que os cidadãos apresentem projetos de lei ao Congresso Nacional, desde que cumpram certos requisitos, como a obtenção de um número mínimo de assinaturas.

76 - A (De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo,)

De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, os integrantes da Polícia Militar são considerados servidores públicos militares estaduais. Essa definição é importante para distinguir os militares estaduais dos servidores civis e para determinar os direitos, deveres e regime jurídico aplicável a esses profissionais.


o que está errada nas outras alternativas:


B - Erro: A legislação prevê que, em certas circunstâncias, um militar pode ser reintegrado à corporação, especialmente se a demissão for revertida por decisão administrativa ou judicial.

C - Erro: A perda de posto e patente de um oficial da Polícia Militar geralmente ocorre por decisão de um tribunal militar, não da Justiça comum.

D - Erro: A perda de posto e patente não ocorre automaticamente com uma condenação. É necessária uma decisão específica nesse sentido

E - Erro: Não há impedimento absoluto para a transferência para a reserva de um servidor militar que esteja respondendo a inquérito ou processo.


FÍSICA

Profa Suzana

57 A

58 C

59 B

60 E

61 D

62 C

Prova de Física dentro do previsto. De simples resolução, poucos cálculos e dentro do esperado (leis de Newton e Trabalho e energia).

Como senpre, priorizando conceitos teóricos.


INFORMÁTICA

Prof Juvenal

77 - D

78 - B

79 - A

80 - D

A prova esteve fácil, porém, com questões muito inesperadas.

De todo o conteúdo novo que a banca inseriu esse ano, cobraram apenas 1 questão. Falta de respeito com o candidato.

Sobre o que já vinha de outros editais, ficou de fora o conteúdo de navegação web que vinha caindo, além de nenhuma questão sobre e-mail nem sobre Windows


INGLÊS

Profa Luciana

39- C

40- D

41- B

42- A

43- D

44- E


PS: Avaliação sem grandes dificuldades, seguiu padrão de outras provas, apresentando exercícios de interpretação e dificuldades médias.




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