GABARITO APMBB ELABORADO PELO GETEPE!!!

Atualizado: 22 de mar.

Começamos a divulgar o gabarito do concurso da APMBB 2022!!!!

PROVA TIPO 1


MATEMÁTICA - PROFS PH, BONFIM, LOBINHO E PIERRE

45 B (afixos)

46 D (polinomios)

47 A (soma dos números)

48 D (mediana)

49 C (matrizes)

50 E (equação de reta)

51 C (parábolas)

52 A (exponenciais)

53 D (triângulo inscrito)

54 B (triângulo com retângulos internos)

55 E (paralelepípedo)

56 A (análise combinatória de finalistas)



GEOGRAFIA - PROF RICARDO MARCÍLIO

15 D - HIDROGRAFIA / CARTOGRAFIA / POPULAÇÃO - Examine o mapa: Considerando esse mapa, o termo que preenche...

16 B - PROBLEMAS AMBIENTAIS - Esse modelo vincula-se a um compromisso entre três contradições...

17 C - INDÚSTRIA (REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS) - Analise a imagem. Os elementos encontrados nas imagens....

18 A - NOVA ORDEM MUNDIAL - O mundo está cada vez mais interligado, o que contribui de modo decisivo...

19 E - FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO - Ao longo do século XVI, durante o processo de formação...

20 C - POPULAÇÃO - Analise o gráfico. Considerando a análise do gráfico....


Comentário sobre a prova:

A prova de Geografia apresentou um nível fácil em comparação com as provas anteriores; ela não trouxe temas essenciais à Geografia, como Geopolítica e Geografia Física, tornando-a muito específica em temas relacionados à Geografia Humana. As questões que apareceram não continham grandes interpretações de textos e não demandavam que o candidato tivesse conhecimento profundo sobre o tema. Embora tenha aparecido gráficos, mapas e tabelas, eles eram de bem simples interpretação. Em suma, prova com pouca capacidade de selecionamento dos melhores candidatos e pouco abrangente.



FÍSICA - PROF. TEODORO

57 - A No gráfico, estão representadas, em função do tempo, (positiva e constante)

58 - E Uma das motocicletas mais rápidas do mundo tem massa (2400N)

59 - C Um automóvel se desloca por uma estrada plana, retilínea (0,90m)

60 - E No brinquedo mostrado na figura, um carrinho é solto, (um aumento menor que delta R)

61 - B Um disco metálico de raio R tem um orifício central

62 - D Um circuito elétrico é constituído por um gerador de força (12 Ma)



INGLÊS - PROF MARI E MANDY

QUESTÃO 39 - B


The text intends to


(B) show that plastic pollution has become pervasive in agricultural soils


QUESTÃO 40 – D


No trecho do segundo parágrafo “Moreover, without viable alternatives, plastic demand in agriculture is only set to increase”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(D) besides.

QUESTÃO 41 – C


The excerpt from the second paragraph “‘leak into the environment from agriculture’” refers most specifically to


(C) “plastic products”.


QUESTÃO 42 – B


An idea of contrast may be found in the following excerpt from the text:


(B) “However, of the estimated 6.3 billion tonnes of plastics produced before 2015” (3rd paragraph)

QUESTÃO 43 – D


No trecho do terceiro parágrafo “such as in covering soil to reduce weeds”, a expressão sublinhada foi utilizada para introduzir


(D) um exemplo.


QUESTÃO 44 – C


A leitura dos dois últimos quadrinhos da tirinha permite inferir que a mulher é uma pessoa


(C) persuasiva.


A prova de Inglês exigiu do candidato uma análise do texto sugerido para sintetizar a ideia proposta sobre os efeitos do descarte do plástico e sua influência no meio ambiente.


Também contou com questões que abordam a relação entre as ideias, delimitando o uso das CONJUNCTIONS, ao demonstrar soma, contraste e exemplificação.


A novidade ficou por conta da tirinha em inglês, revelando uma relação cômica entre um casal, demonstrando através do humor, a persuasão da esposa ao solicitar uma tarefa ao marido.


O vocabulário, tanto do texto apresentado, como da tirinha citada, pode ser considerado de nível médio, prevalecendo o uso de marcadores do discurso que foram trabalhados constantemente em sala de aula, bem como citados na LIVE de Véspera como #1 no TOP #5, ou seja, assuntos mais que esperados para esta prova e mais uma vez, o curso GETEPE saindo na frente!


Teachers Mari e Mandy



SOCIOLOGIA - PROFESSOR XANDÃO

11) C ou E - O excerto, analisado sob a ótica das teorias sociológicas,

evidencia

12) D - A flexibilidade e as transformações no trabalho citadas pelo

sociólogo Richard Sennett geram

13) A - Em relação às populações indígenas, a Constituição Estadual

Paulista (1989)

14) B - A ausência do banheiro feminino no Senado até 2016 pode

ser considerada um reflexo

A prova de Sociologia foi capiciosa , com uma necessidade, a princípio, de o candidato compreender o perfil da Sociologia como ciência, adotando um “raciocínio sociológico”, para interpretar as questões por inteiro, não somente o enunciado, o texto de referência, a pergunta. Na questão 11,a primeira falou-se de tema clássico, sempre presente nas prova do Barro Branco, inclusive na versão de 2021,com FGV, Socialização, quase desta vez, com muita discussão. As alternativas C e E opõem definições sobre Socialização Primária. Segundo Durkheim, a Socialização Primária realmente deveria ser reduzida ao convívio familiar (isso elimina a E e corrobora afirmação da alternativa C) Segundo os debates mais recentes, de Sociólogos da Educação, a Escola, pelas mudanças vida das famílias e no mundo do trabalho, assumiu o papel de inserir os primeiros valores, pela via do afeto, como antes só a família fazia, isto é, passa a Continuar a Socialização Primária, o que daria alternativa E. A questão necessita de definição, que não veio, de que autores se embasou, para cravar resposta. Porém, seguindo pelos Clássicos, Durkheim, daria alternativa C. A 12,teve pegadinha. O texto explica as transformações na relações de trabalho, especialmente do trabalhador, com o emprego, levando à resposta D, mas com a b) induzindo ao erro, pois fala de instabilidade, mas com relação ao Empregador. Alternativa D é melhor, pois fala de Vulnerabilidade do Emprego, que traduz melhor o que o texto diz. A 13,trouxe a complicação de pedir certo conhecimento da Constituição Paulista, mas a resposta, A, poderia ser obtida, por exclusão das demais e uso do bom senso. A 14,também complicada, se refere à Violência Simbólica, na alternativa B. A chave está não exatamente no texto, mas na pergunta, Como é feita. É reler e compreender. A ausência do banheiro remete à ideia da Falta de Necessidade do recinto, pois não se espera ,ou não se Quer, as mulheres na Casa. Isso é Violência Simbólica também.



QUÍMICA - PROF LARANJA

63 - Os componentes de uma mistura homogênea... C (Separação de Misturas)

64 - A tabela mostra a distribuição eletrônica... B (Distribuição eletrônica (íons))

65 - Considere os elementos... A (Tabela Periódica - Propriedades Periódicas)

66 - O fosfeto de magnésio é um composto formado... E (Ligações Químicas (Ligação iônica))

67 - A cal viva, CaO, a dolomita, caMg(CO3)2 C (Funções Inorgânicas (Ácido, Base, sal e óxidos))

68 - Quando se acrescenta ácido sulfúrico... D (Balanceamento Químico)

Considerações: De uma maneira geral, a prova foi um pouco mais elaborada, bem diferente do convencional de VUNESP, foi conteudista e objetiva. Essa mudança repentina na construção da prova foi muito semelhante ao observado nas duas últimas provas de soldado, que também se apresentaram ‘fora da caixinha”. Ao longo das aulas de química alertamos que a VUNESP poderia apresentar uma prova mais preocupada com a absorção do conhecimento dos conteúdos por parte dos candidatos e não apenas uma “decoreba”. Essa análise não se reserva apenas para na prova de química, ela se estende, principalmente, à matemática e português. Disciplinas chaves que alguns cursos concorrentes se vangloriam em “ensinar” técnicas rápidas de resolução, falsos bizus e atalhos. Porém, vimos que tais “métodos” foram totalmente nerfados e se mostraram obsoletos. É possível perceber ao longo das 06 questões que a prova de química foi bem democrática: questões conteudistas e dentro do que foi planejado e estimado no curso de química. (Robson não nos deixou na mão, previmos 05 questões da prova kkk). Cabe ressaltar também que as questões de química vieram bem simplistas, ou seja, sem longos textos, mostrando a boa e velha objetividade. A prova de QUÍMICA da VUNESP para APMBB 2022 buscou "peneirar" bastante seus candidatos. Isso mostra que os concursos irão cada vez mais se aprimorarem e se renovarem! A pergunta que deixaremos é: as próximas provas seguirão esse mesmo padrão? Dificilmente encontraremos uma única resposta, porém, independente do PADRÃO, o GTP está sempre BEM preparado. Fica o Alerta! Para os que escolheram o GTP, tiveram a certeza de que nosso time de mestres SEMPRE busca preparar seus alunos para o inesperado. Portanto, contem sempre conosco para vencer qualquer batalha! APONTAMENTOS POR QUESTÃO: 63 - Separação de Misturas: questão PREVISTA na LIVE S.O.S BARRO BRANCO e amplamente falada em sala de aula; 64 - Distribuição Eletrônica (Íons): questão PREVISTA na live e muito exercitada durante as aulas; 65 - Tabela Periódica - Propriedades: questão bem conceitual e objetiva, aluno precisava conhecer o velho de guerra da densidade (Ósmio) e ter noção de eletronegatividade; 66 - Ligações Químicas: questão PREVISTA em sala de aula, foi bem simples e obejtiva, sem grandes dificuldades; 67 - Funcções inorgânicas: outra questão PREVISTA na live e em sala de aula, uma vez que, conforme mencioando em sala de aula, impossível fazer uma prova de química sem tais assuntos. Tratava-se de uma questão que cobrou apenas o reconhecimento visual de Ácidos, Bases, Sais e Óxidos; 68 - Balanceamento Quimico (Neutrlização) - mais uma questão PREVISTO na live e em sala de aula. Pode-se utilizar a técnica NINJA para balancear rapidamente.



HISTÓRIA - PROFS ZAVO E GERSON

1. B) Intensificou-se o trânsito comercial...

2. C) a natureza mais endógena da economia...

3. A) nos processos produtivos com consequências....

4. E) o patrimonialismo, que confunde....

5. D) aos países socialistas liderados....

6. D) problematizando os resultados políticos....

Prova de nível médio! Com tranquilidade era possível conhecer todos os temas questionados. Novamente a VUNESP fez uma prova de história com sua cara, textos, boa interpretação e o conhecimento do contexto histórico, o que sempre eu cobro em sala de aula, conhecer o contexto é conhecer a história como um todo, sempre destaquei isso nas provas de história com a VUNESP.

4 Questões de História Geral e duas de História do Brasil, lembrando que um dos temas de História Geral (Grandes Navegações), geralmente se estuda na História do Brasil.

A questão 1, História Geral e do Brasil, versava sobre o contexto das grandes navegações (Idade Moderna) explorando o entendimento do contexto que busca o maior intercâmbio entre povos depois da expansão marítima europeia, o que podemos destacar o contexto do mercantilismo.

A questão 2, de História do Brasil (Brasil Colônia) tinha como lógica entender a dinâmica da sociedade colonial na região de São Paulo, especificamente São Vicente, que era composta por indígenas, jesuítas e bandeirantes, a questão explorava o entendimento comparativo entre essa sociedade e as sociedades litorâneas canavieiras dentro da questão econômica.

Questão 3, História Geral (Idade Moderna – Revolução Francesa – Contemporânea – Revoluções do Século XIX e Revolução Industrial), tinha como ideia central explorar o conhecimento sobre os processos e consequências advindas da Revolução Francesa e as Revoluções de 1848 dentro da Revolução Industrial, não no específico, mas no geral, então o entendimento da resposta como mudanças na lógica de trabalho e sociais estava clara como um todo.

Questão 4, História do Brasil (República), especificamente o período da República Velha, e novamente tinha como ideia explorar o geral sobre o período, no qual uma boa lida no texto consegue perceber a relação entre patrimonialismo e o texto que destacava a oligarquia cafeeira, que na própria lógica explicativa já se tem o entendimento, oligarquia, ou seja, poder de poucos.

Questão 5, História Geral (Contemporânea), talvez a questão mais fácil da prova de história, versava sobre a Guerra Fria, aposta nossa aqui nas aulas, sempre destaquei a possibilidade de uma questão de Guerra fria. A questão era simples, tinha um texto do Primeiro ministro da Inglaterra, logo após a Segunda Guerra Mundial e falava sobre o conceito de “Cortina de Ferro”, muito conhecido, que era a identificação do lado socialista do leste europeu liderada pela URSS.

Questão 6, História Geral (Contemporânea), mas também caberia facilmente em Sociologia, atualidade ou mesmo geopolítica, então, uma questão bem interdisciplinar, algo que sempre destaco nas questões de história vindo da VUNESP e que deve sempre estar no horizonte dos estudantes. Essa questão falava sobre ascensão de partidos “Verdes”, que defendem a pauta ecológica em países europeus, dessa forma, a análise sociológica e também de uma interpretação do texto consegue perceber o que se pede, pois o autor problematiza os resultados dessas eleições comparando com o nível socioeconômico dos eleitores.

Professor Zavo Lima.



BIOLOGIA - PROF TONY

69 - B - Citologia: Organelas - Os hepatócitos (células do fígado) apresentam

70 - A - Tecido epitelial de glândulas exócrinas com multiplicação celuar. A figura ilustra o processo de multiplicação e formação das células que integram uma glândula humana.

71 - B - Genética: primeira lei - A incapacidade de dobrar a língua em forma de U é u

72 - E - Evolução: seleção natural - O inglês Charles Darwin viajou a bordo do navio Beagle

73 - C - Botânica e fotossíntese - Leia a tirinha de Marco Merlin.

74 - D - Zoologia: cordados e classe dos mamíferos - Cinco espécies de boto podem ser encontradas na Amé

Prova mediana, com algumas questões simples e outras que requer um conhecimento mais aprofundado. 5 questões com assuntos citados em aula e na revisão. Uma questão de conhecimento de tecido epitelial que requer conhecimento de fisiologia humana. Mas uma prova de biologia mais simples do que a do ano passado.



INFORMÁTICA - PROF CID

77 - C - Analise os arquivos armazenados em uma pasta do MS-Windows 10, em sua configuração original, exibidos por meio do explorador de arquivos a seguir.

78 - B - A formatação aplicada na palavra “Oficial”, que foi digitada no MS-Word 2010, na sua configuração padrão, é:

79 - E - Considere o trecho da tabela do MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, apresentado a seguir.

80 - D - Considere a apresentação do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração original, exibida a seguir.

Comentário: o resultado da questão é absolutamente claro na alternativa D. Porém, a imagem mostrada não condiz com a versão apresentada no edital, e nem no enunciado da questão, ou seja, o edital e a questão citam a versão 2010, mas a imagem não se refere à esta versão. Entendo que pode caber recurso à esta questão por este motivo.


Sobre a prova, posso dizer que foi assustadoramente fácil, muito mais que de costume, e que a linguagem utilizada foge bastante à característica tradicional da VUNESP. Inclusive a questão 77 já foi cobrada muito parecida em outra prova pela banca FGV.

CLIQUE ABAIXO PARA A RESOLUÇÃO DETALHADA DE INFORMÁTICA

Correção da Prova Barro Branco 2022 (1)
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LÍNGUA PORTUGUESA - PROF MARCUS E SÔNIA

21. Contribui para o efeito de humor... C

22. Em “Querida, os juros do cartão.”... B

23. No trecho, o rapaz do trem mostra-se... D

24. No último parágrafo, o estilo adotado pelo narrador... A

25. No trecho, o narrador dirige-se diretamente a seu leitor... E

26. Os termos sublinhados no último parágrafo do texto referem-se,... D

27. Observa-se a ocorrência de metalinguagem no seguinte trecho:... E

28. Verifica-se um aparente paradoxo e... E

29. Observa-se um exemplo de derivação imprópria... B

30. Ocorre objeto direto interno no seguinte trecho... C

31. O termo que qualifica o substantivo na expressão “exercício livre” tem sentido equivalente... D

32. “E tudo é ballet de cor a que vamos assistindo ao sabor da inventiva, na emoção das jogadas, desde que... B

33. Pode ser reescrito na voz passiva... C

34. O tom predominante no poema é de... A

35. No poema, o eu lírico dirige-se, mediante vocativo... A

36. Uma característica do Romantismo evidente... C

37. Há na segunda estrofe um pronome relativo... E

38. A expressão sublinhada pode ser substituída,... D



FILOSOFIA - PROF PEDRINHO

Questão 7 – “No sentido amplo...”

Alternativa B – Conceito de Cultura – Antropologia e Sociologia.


Questão 8 – “Leia um trecho da carta...”

Alternativa E – Direitos Humanos – Fácil.


Questão 9 – “O dever, afirma Kant...”

Alternativa C – Kant e Universalismo – Conceito básico de universalismo.


Questão 10 – “Leia o trecho de uma entrevista...”

Alternativa D – Empirismo e Ciência – A mais difícil – não é conceitual é reflexiva e interpretativa.


A prova quebrou alguns paradigmas estatísticos com relação aos temas referentes ao edital – repetindo conteúdos da última prova que não costumam cair com alta frequência e abrindo mão dos clássicos e dos contratualistas. As questões trouxeram um misto de interpretação com reflexão filosófica, sem exigir do candidato o domínio sobre conceitos mais complexos. Todas as temáticas estão enquadradas no curso com a exceção de Kant no Intensivo, portanto o nível da questão que caiu na prova exigiu abordagens sobre essa temática que foram indiretamente estudadas.



ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROF VICTOR PAULO

75 - C

76 - A



ESPANHOL - PROFa Monica

39 - (B) os adultos desde temprano. a la necesidad de la educación vial desde la infancia e introduce un complemento de esa información.

40- (D) referirse a la conveniencia de dar a los ciudadanos una educación vial desde temprana edad.

41-(C) apresentar alguns dos benefícios de as crianças serem preparadas para a educação para o trânsito.

42- (B) não é praticado, em muitas ocasiões, como se deveria

43- (D) “incluir las normas de tráfico y de seguridad vial como parte de su formación puede ser una gran idea para promoverlas e inculcarlas desde bien pequeños”.

44- (C) “La importancia de enseñar las normas de tránsito desde temprano”.

A parte correspondente à Língua Espanhola não apresentou maiores surpresas, a não ser pelo fato de que a banca retomou o costume de mesclar enunciados e alternativas escritos também em português. O texto de natureza informativa foi mantido, como é de praxe, sendo cobrado entendimento global da informação transmitida. Como orientado nas aulas, os candidatos precisaram, em determinados momentos, ser criteriosos com as questões "pinçadas", em que o olhar deveria voltar-se para um trecho específico do texto, em detrimento de outros que possivelmente também trataram de assuntos pertinentes ao seu enunciado geral. Houve duas questões com foco na questão lexical, porém só em uma delas o candidato deveria acionar conhecimento mais aprofundado no idioma, pois a palavra "semilla" não consta em nosso dicionário, ao passo que "imbuir", "infundir" e "inculcar" sim





No dia 20/03, logo que recebermos as provas do concurso para a Academia da Polícia Militar do Barro Branco, iremos disponibilizar aqui nesse endereço, o gabarito elaborado pelos Mestres do GETEPE.


Desejamos a todos os nossos alunos e interessados na carreira militar uma excelente prova.


Iniciaremos turmas específicas para Academia de Polícia Militar do Barro Branco a partir de 24/05/2022. As informações podem ser conferidas clicando aqui . Nossas turmas são reduzidas, visando o melhor aproveitamento de nossos alunos, então não perca tempo para garantir sua vaga.


O curso foi fundado em 1953 pelo General de Brigada do Exército, Fernando Pereira Telles Pires. Através de um trabalho pautado pela honestidade, lealdade e disciplina, tornou-se o preparatório mais eficiente na área dos exames de ingresso à carreira militar.


Hoje colecionamos amigos nas forças armadas e na Polícia Militar.


Todos ex-alunos, que são nossos maiores divulgadores, sempre indicando o curso aos seus familiares e amigos e fazendo depoimentos de enorme gratidão, sendo nossa maior motivação para continuar.


O nosso sonho é realizar o seu


Abraços de toda a equipe Telles Pires.


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