Confira o gabarito do concurso para EPCAr 2022/23, elaborado pelos mestres do GETEPE.
PROVA CORRIGIDA - VERSÃO B
Inglês - Profs Mari e Celso
33. C - Despiste the...
34. D - The natural...
35. B - After that...
36. D - T, F, F, T
37. B - People make...
38. B - Inform people...
39. C - If the temperature levels...
40. A - There is a...
41. B - I and III
42. C - Philippines celebrate...
43. A - BBC Future speaks...
44. D - In 2017, a study...
45. C - The droughts...
46. A - is happening...
47. C - He ignores...
48. B - Three climate...
A prova de Inglês se mostrou quase em sua totalidade interpretativa, exigindo do candidato inúmeros retornos ao texto. Os textos apresentados abordam o mesmo tema com um vocabulário de nível médio.
Observa-se, contudo, noções gramaticais sendo exigidas, especificamente sobre Relative Pronouns.
Com isso, percebemos a necessidade do candidato estar preparado para ler e compreender e analisar diferentes gêneros textuais, uma vez que a prova continha um artigo da BBC e uma tirinha, ambos tratando do mesmo assunto: mudanças climáticas e suas consequências.
Professora Mari
Matemática - Profs Paulo, Pierre, Bonfim e Lobinho
17) A - Uma é verdadeira...
18) B - 55%...
19) A - Está entre R e C...
20) D - 50°C...
21) C - Está entre 30% e 45%...
22) D - 230.000...
23) B - 40...
24) D - 2x...
25) C - √b/10A > 1
26) A - Diagonal da altura p/ tempo.
27) B - 45°c...
28) D - Tem 12 divisões naturais...
29) A - 500 e menor que 600
30) B - 30,25
31) D - 3√3/2
32) C - 2600 m
Prova dentro do esperado, questões medianas, sendo que em duas delas dever-se-ia prestar atenção no enunciado, na proposta do problema. A meu ver, não há questões para recursos.
PORTUGUÊS – Profs Romeu, Fernando e Marcus
1. “Considerando a sequência de notícias...” C
2. “No Texto I, na conclusão do inquérito...” B
3. “Observe a imagem a seguir...” C
4. “Considerando todo o Texto I...” A
5. “Assinale a alternativa INCORRETA...” A
6. “No Texto II, a caracterização dos criminosos...” D
7. “A forma de escrita do Texto II...” B
8. “Assinale a alternativa em que...” D
9. “O Texto III é construído...” C
10. “No Texto III, o narrador posiciona-se...” A
11. “Considerando as características formais...” C
12. “Na leitura que Machado de Assis...” D
13. “Alguns recursos linguísticos...” D
14. “O objetivo principal...” B
15. “Sobre as relações propostas...” D
16. “Considerando o Texto IV...” C
REDAÇÃO – Prof Marcus
Cheira mal quem cheira bem
Um grupo de amigos está passeando de bicicleta na região da Luz, ao dobrar a esquina, todos se deparam com a seguinte cena: um travesti vai queimando uma pedra de crack enquanto seu esfíncter vai servindo de prazer ao descamisado que o usa com furor, logo pela manhã, num domingo qualquer, tudo à entrada do Museu da Resistência. Ambos têm os corpos entorpecidos, não se importando com a plateia de ciclistas, cheia de espanto e curiosidade. Um dos integrantes até aproveita a situação para alimentar sua rede social, a transa entre drogados ali pode lhe render alguns novos seguidores.
Tal cena trágica é tão normal quanto os milhares de corpos nômades em farrapos desta mesma região. Expostos à exaustão em coleiras-celulares ou em TV aberta, são espetáculo contra o qual as centenas de camisas-canarinho ocupantes da paulista avenida, em cerrado raivoso punho o texto sagrado de amor e aceitação ao sofrente próximo, camisas saudosas dos anos tantos chumbo memorados ali dentro daquele mesmo museu, todos esses aí lançam a predicação: pobres! Câmara de gás já!
Assim predicam os que nada produzem, aos que vagueiam em entorpecente vida que se quer esquecer... A sínquise é proposital, caro leitor. Predicar nada mais é que julgar. Daí emerge o tema de redação deste ano. Parece normal julgar com base na aparência. É correto? A partir desta questão o candidato lançou argumentos vários. Machado de Assis viu beleza no consenso: o amor é complexo.
Fazer isso é treino, ver beleza no trágico, ver problema na euforia da festa. É quase um gesto foucaultiano. É o francês ressoando no tema – é o corpo que saltita da experiência que a verdade lança. É também gesto de Riobaldo, roseanemente o senhor leitor mire e veja. Se não entendeu de pronto, responda: o julgar o comportamento pela aparência é correto? Eis aí o tema. Às vezes não, às vezes sim, quem quer que escreva que decida, mas com argumentos! Quando me aparece a gente de bem que diz que “naquela época tinha ordem e não tinha essas coisas na rua” pedindo o paredão de fuzilamento ou a câmara de gás aos pobres somente por serem maltrapilhos, quando esse comportamento aparece a mim, julgo logo: olha aí uma viúva! Se sou preconceituoso? Havia um poeta que dizia “cheira mal quem cheira bem” Má vá!....
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