Iremos disponibilizar nessa página, o gabarito elaborado pelos nossos mestres do concurso da Escola de Sargento das Armas - ESA. Assim que estivermos com a prova do dia 03/10 em mãos essa página será atualizada com as correções.
PROVA TIPO B - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFS ROMEU E MARCUS
15-B
16-E
17-D
18-D
19-C
20-C
21-D
22-A
23-E
24-A
25-B
26-D
27-D
Sobre a questão 19, prova B, é preciso notar o seguinte:
- a terceira edição de “A Nova Gramática do Português Contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra (indicada no edital), p. 543, na seção “Classificação dos advérbios”, indica “por que” dentro deste campo;
- isto é, considera “por que” como advérbio interrogativo;
- tal fato faz com que, na prática, seja considerada, além da alternativa C, a opção: “por que você não veio à festa?”. Portanto, também a alternativa E.
REDAÇÃO – EsSA - 2021
Neste concurso, o candidato dissertou sobre “a importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional”. Para escrevê-la, teve à disposição dois textos de apoio. O primeiro, uma imagem na qual se vê um jovem semideitado confortavelmente numa grande pilha de livros; ele está absorto num deles; entremeado à imagem há os seguintes dizeres: “todo mundo é um leitor... alguns apenas ainda não encontraram seu livro preferido...”.
Já o outro, um texto de Davi Lago, circulado no jornal “O Globo”, parte do fato de que no Brasil o brasileiro lê muito pouco, menos de três livros por ano. Tal fato é considerado como uma herança maldita, herança que pouca serventia oferece ao debate público, já que este depende, de certa maneira, de algum amadurecimento crítico, segundo o encaminhamento de Lago.
Além dessa constatação, com base em pesquisa, neste mesmo texto são apresentadas algumas características que funcionam como motivação na hora de ler livros. Vale lembrar que o autor compreende a leitura, o livro, como algo “civilizador”. Caso o candidato quisesse, seria possível tratar o tema criticamente fugindo desse tipo de compreensão eurocêntrica da leitura, buscando, talvez, apontar uma contradição nesse modo interpretar a própria noção de livro e leitura: sociedade ágrafas, isto é, grupos que não cultivam ou cultivaram a forma escrita – como “indígenas”, aborígenes, esquimós – tais grupos seriam incivilizados então?
Para além desse aspecto marginal, tal texto também aponta a relação do leitor com o outro, já que, ao contrário do que se pensa, nunca é um ato solitário a leitura. Poder-se-ia até estabelecer relação com o modo como um nosso escritor o fazia. Escritor inclusive usado na prova de português. O defunto-narrador não conversa com o leitor e também com os outros mortos ao longo do romance de Cubas? Muitas coisas há lá na prova. Até o trecho de Caminha sobre a terra recém-invadida. Tal diálogo nunca é igual, cada qual com sua experiência, uma leitura diversa.
Tal texto de apoio dá o fecho com citação do peruano Nobel de Literatura: “um mundo sem literatura só se transformaria num mundo sem desejos, sem ideais.”
Escrever é argila porque transformar-se nessa chave proposta por Llosa.
Bastasse o candidato argumentar demonstrando como a leitura pode aprimorar tanto o lado profissional quanto pessoal. Uma argumentação não complexa.
Escrever é argila mesmo se esquecendo de que houve gente que lia Platão, Eurípedes e cia. em grego, que lia também Virgílio e Horácio em latim, que apreciava Goethe e Schiller no vernáculo, gente que culta que fez coisas incultas.
Ler e escrever, ler e escrever, ler e escrever...
Prof. Marcus
PROVA TIPO B - MATEMÁTICA - PROFS FLÁVIO E ADRIANO MONTEIRO
1. E
2. E
3. E
4. A
5. E
6. A
7. D
8. D
9. D
10. B
11. B
12. E
13. C
14. B
O concurso da EsSA, como nos anos anteriores, apresenta-se de forma geral fácil, mas a média de corte do certame está aumentando pela alta concorrência candidato/vaga. Diante de uma questão fácil, um erro do candidato é fatal. A prova foi bem elaborada e sem questões duvidosas de recurso. Todos os assuntos foram trabalhados pelos professores exaustivamente e muitas questões foram feitas na íntegra em sala de aula. Professor Monteiro
PROVA TIPO B - HISTÓRIA - PROF ZAVO LIMA
29 - C
30 - A
31 - A
32 - C
33 - D
35 - D
No geral foi uma prova que contemplou conhecimentos de contextos e algumas questões precisas (conteudistas) que são muito conhecidas (O caso de Ceuta e Tomé de Sousa). A prova foi um pouco diferente das anteriores, mais contextualista do que conteúdista, o que deixou o nível mais tranquilo. O que surpreendeu um pouco foram duas questões de Expansão Marítima Europeia e menos questões de Brasil República (só uma esse ano), duas questões de Brasil Colônia e uma de Império. Todos os conteúdos foram trabalhados no nosso curso de EsSa.
Professor Zavo Lima
PROVA TIPO B - GEOGRAFIA
34- D
36-A
37-C
38-C
39-C
40-B
A prova de geografia manteve o nível dos últimos anos. As questão oscilaram entre básicas ( 36 , 39 e 40), média ( 38), difícil ( 37),e, muito específica ( 34). A prova se concentrou em geografia do Brasil e temas como GLOBALIZAÇÃO, HIDROGRAIA, INDÚSTRIA e URBANIZAÇÃO, não foram cobradas . A questão 34, no meu ponto de vista, é muito específica, difícil de ser abordada em sala de aula. O aluno que conseguiu acertar 4, das 6 questões enquadradas como geografia, fez uma boa prova e está na disputa pela vaga!
PROVA TIPO B - INGLÊS
41.C
42.B
43.B
44.C
45.C
46.C
47.E
48.A
49.B
50.B
A prova de inglês apresenta-se de nível médio, cobrando do candidato tanto gramática, quanto interpretação de textos variados, como tirinhas e textos informativos em língua inglesa.
No que tange à gramática, apareceram questões sobre Plurals, Object Pronouns, Articles, False Friends, Verbs (Simple Present/Present Continuous) , assuntos estudados e revisados ao longo do nosso curso.










Komentáře