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GABARITO SOLDADO PMSP 16/05 - Elaborado pelos nossos professores



Gabarito elaborado pelos nossos professores da Prova de ontem 16/05, para Soldado da PM de São Paulo.





GABARITO INFORMÁTICA

51. Um usuário, por meio do Explorador de Arquivos do MS-Windows 10, ambos em configuração original, e com as permissões necessárias, abre a pasta raiz de um pendrive conectado a seu computador.

(A) copiar o arquivo selecionado para a Área de Trabalho.


52. Observe a imagem a seguir retirada do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, que mostra 5 palavras digitadas em 5 parágrafos distintos.

(E) Estado: tachado e justificado.


53. Observe a imagem a seguir, que apresenta uma planilha elaborada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

(C) 5


54. Um usuário escolheu um botão de ação, exibido na imagem a seguir, e o inseriu em um dos slides de sua apresentação elaborada por meio do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração original.

(D) Próximo slide


55. Um soldado deseja abrir uma nova guia na janela ativa do Google Chrome versão 87, em sua configuração padrão.

(B) Ctrl + T


GABARITO DE ATUALIDADES

48. A partida entre o Paris Saint-Germain e o Istambul

(D) pelo combate a práticas racistas.


49. As principais praças do país ficaram lotadas na noite de

(B) do Chile.

50. No início de fevereiro de 2021, no tocante à tragédia

(E) fez um acordo no valor de R$ 37,68 bilhões com

o governo de Minas, o Ministério Público de Minas

Gerais e outras instituições, com o intuito de amenizar

os impactos do rompimento da barragem de

Córrego do Feijão.


GABARITO DE ADM

56. É de fundamental importância o conhecimento por parte dos agentes do Estado dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Neste contexto, é correto afirmar, sobre esse tema, com base na Constituição Federal de 1988, que:

(E) não é permitido a ninguém ingressar na casa alheia sem o consentimento do morador, exceto se em decorrência de determinação judicial ou nos casos de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro.

57. Sobre os direitos políticos, com base na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

(B) a idade mínima para elegibilidade ao cargo de Governador de Estado é de 30 (trinta) anos.


58. Secretário Municipal de Saúde, no exercício de sua função pública, requisita para si e para sua esposa dose de medicamento escasso e cuja distribuição é controlada, sem cumprirem os requisitos de priorização estabelecidos em plano nacional amplamente divulgado. Nesta situação hipotética, além de eventuais ilícitos civis, penais e administrativos, é correto afirmar que o Secretário violou os seguintes princípios da Administração Pública expressamente previstos no texto constitucional:

(D) moralidade e impessoalidade.

59. É correto afirmar sobre a Polícia Militar, com base na Constituição do Estado de São Paulo, que

(A) ao Corpo de Bombeiros, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

60. O acesso à informação detida pelos órgãos públicos é um dos direitos mais relevantes para o controle social da Administração Pública. Sobre esse tema, é correto afirmar, com base na Lei Federal no 12.527/2011, que

(D) as informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso.


COMENTÁRIO GERAL DA PROVA DE HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL


As questões do exame de 2021 apresentaram uma dificuldade um pouco acima da média do que tem se apresentado nos últimos anos, sobretudo por um apego a detalhes históricos que poderiam passar uma impressão de maior profundidade e dificuldade do que realmente era exposto. Ainda assim, o candidato com uma visão geral dos contextos abordados conseguiria responder com tranquilidade, haja vista que as temáticas propostas eram todas recorrentes.

A questão “36” foi aquela com maior dificuldade em razão da indução de erro que a alternativa que cita o “acordo de Munique” poderia gerar. Todavia, essa alternativa alega que a Polônia perde sua autonomia nesse acordo, o que não condiz com a realidade. Portanto, a correta é aquela cita a neutralizada das potências ocidentais diante do falangismo que levaria a democracia espanhola ao colapso. A correta é a alternativa “E”.

A questão “37” abordava a Política de Coexistência Pacífica proposta pelo líder soviético Nikita Khruschev que, como é dito na alternativa “C”, propunha uma nova modalidade de acordo com os EUA em meio as tensões da Guerra Fria (1945-91).

A questão “38” fala da difusão de ideias fascistas ao longo dos primeiros anos da Era Vargas (1930-45), fenômeno que teve no surgimento do movimento integralista a sua grande expressão. A correta é a “A”.

A questão “39” indagava o candidato acerca de detalhes da Constituição de 1891, que estabelecia, dentre outras coisas, o presidencialismo com mandato de quatro anos sem reeleição, não previa a Justiça Eleitoral, não permitia o voto feminino e não permitia que os estados organizassem forças militares próprias. O que faz da alternativa “A” a correta.

A questão “40” comentava o AI-5, momento de maior endurecimento do regime militar, ao passo que o Presidente da República passou a ter poderes ilimitados de cassação de mandatos, direitos políticos e de aposentar funcionários públicos compulsoriamente. Entretanto, embora o Congresso Nacional tenha sido fechado nessa ocasião, o AI-5 não dava ao presidente o poder de intervir nas ações internas do poder legislativo federal e estadual, o que então faz da alternativa “D” a correta.

Por fim, a questão “41” trazia o contexto de reabertura política nos anos 1980, já no governo João Figueiredo (1979-85), no qual a Lei de Anistia, como é dito na alternativa “B” instituiu o perdão geral a todos os crimes políticos cometidos ao longo dos 21 anos de regime militar, tanto aquele infringidos por opositores como também por militares. Em resumo, a prova apresentou uma dificuldade elevada, mas premiou o aluno que acompanhou o curso completo.


GABARITO DE PORTUGUÊS ( MARCUS, ROMEU E FÁBIO)

01. É correto afirmar que, no texto, a descrição da pessoa resiliente

(C) projeta um tipo idealizado, dotado de qualidades a serem buscadas no enfrentamento da realidade.

02. No último parágrafo, o episódio do conto de Kafka é usado pelo autor como

(B) modelo de comportamento a ser adotado ante as dificuldades que se interpõem no caminho.

03. Os conceitos que caracterizam adequadamente as três camadas da pessoa resiliente, como descritas nos parágrafos 2o , 3o e 4o , são, respectivamente,

(C) resistência, restabelecimento com conhecimento, revitalização.

04. Observe os trechos destacados nas passagens seguintes. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. (2o parágrafo) O resiliente consegue aprender com o golpe sentido (3o parágrafo) Esses trechos expressam, nos contextos em que se encontram, as noções, respectivamente, de

(A) causa e companhia.

05. Observe a relação de sentido estabelecida pela conjunção “e” entre os enunciados da passagem – Ouve a crítica e não “desaba”. Essa mesma relação de sentido está presente em:

(B) … experiencia a dor e continua de pé…

06. Assinale a alternativa que reescreve o trecho destacado na passagem – O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. –, preservando o sentido original.

(A) ainda que seja a vítima

07. Observe o emprego dos parênteses e dos dois-pontos nas passagens. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo. É correto afirmar que

(D) os parênteses isolam um comentário que se põe como alternativa a uma afirmação anterior; os dois- -pontos introduzem um comentário que reforça a afirmação anterior.

08. Nas passagens – Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe, com o acréscimo de algo novo. / Quase sempre são inexistentes. – os termos destacados expressam nesses contextos, respectivamente, as noções de

(E) inclusão e generalização.

09. Assinale a alternativa em que o pronome destacado pode ser colocado antes ou depois do verbo, segundo a norma-padrão.

(A) … sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte…

10. Se no início de cada enunciado da passagem – Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra. – for incluído o termo “Talvez”, a sequência coerente será:

(E) Talvez todos tenhamos graus variados de resiliência diante da vida. Talvez ninguém seja o tipo ideal. Talvez uma coisa não invalide a outra.

11. Com as modificações feitas, as passagens – Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado… –, estão de acordo com a norma-padrão de concordância verbal em:

(A) Não há lamúrias ou sofrimento para o mundo. As dores existem, sentiram-se, houve reações com aprendizado…

12. É correto afirmar que as palavras destacadas nas passagens – … sem falha, diamantes sem jaça… (5o parágrafo) / Ele não era um homem de vontade férrea… (último parágrafo) – têm sinônimos adequados, respectivamente, em

(D) mácula e inquebrantável.

13. Assinale a alternativa que possui apenas palavras empregadas em sentido próprio.

(B) O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente.

14. Tendo em vista a fala de Armandinho, é correto afirmar que o efeito de sentido da tira consiste em

(C) tecer uma crítica implícita ao estereótipo que considera que cuidar dos filhos é tarefa feminina.

15. Tratando de um livro escrito em 1938, a matéria de Veja destaca

(E) a reapropriação, hoje, de um tema que desperta interesse por estar associado a períodos de crise.

16. É correto afirmar que o texto, de natureza

(C) jornalística, tem caráter informativo e emprega expressões em sentido figurado, tais como “saltava de galho em galho” e “dar a volta por cima”.

17. As expressões desalento (Com base em seu próprio desalento…) e ascensão (A ascensão do título coroou um movimento…) têm antônimos, correta e respectivamente, em:

(B) ânimo e declínio.

18. Na passagem do primeiro parágrafo – … naquela altura tentava a sorte como escritor –, a expressão destacada faz referência

(C) ao período da Grande Depressão.

19. A alternativa em que a passagem do texto está reescrita de acordo com a norma-padrão de concordância nominal é:

(A) O movimento centrado em obras de superação viu-se coroado com a ascensão do título de Hill.

20. Assinale a alternativa em que a passagem do texto está reescrita de acordo com a norma-padrão de regência verbal e emprego do sinal de crase.

(D) Se ele não podia opor-se à ruína econômica, por que não lucrar com ela


COMENTÁRIO SOBRE PROVA DE SOLDADO ATUALIDADES

A prova foi acima da média em dificuldade. As Atualidades perpassaram a prova como um todo, direta e indiretamente. Um exemplo foi a questão de Matemática que apresentou um gráfico sobre a evolução das taxas de Desemprego pelo mundo, na crise econômica da Covid, assunto que discutimos amplamente no curso. Era uma análise da evolução percentual, mas o conteúdo era algo nossos alunos teriam amplas condições de compreender.

Falando especificamente da prova de Atualidades, as três questões tinham estritamente base no padrão tradicional. Contudo os detalhes poderiam complicar.

Na primeira questão, abordou Racismo, na resposta D, tema amplamente discutido em meios de comunicação atualmente. Foi também, tema lembrado mais de uma vez em aula. No caso, foi lembrado um evento do final de 2020, muito comentado nas mídias, de uma partida entre o time de Neymar, o PSG da França e o Beksitas da Turquia, onde um jogador se sentiu ofendido por insinuações racistas contra ele. Resultado foi que todos os jogadores dos dois times se retiraram do campo e desistiram de jogar. Foi uma questão que o Assunto era conhecido, mas apenas por quem acompanha futebol.

A segunda questão, aborda tema, que tivemos aula especialmente para ele: as crises políticas atuais na América Latina.

Falamos sobre Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela, os mais tensos.

No grupo de países já mais a caminho de uma estabilidade, falamos de Argentina e Chile,que terá uma Nova Constituição, a pedido do povo. Foi orientado ao aluno que fizesse uma pesquisa sobre esses países, em casa,para se aprofundar.

A resposta Citava o Chile, B.

A última questão foi a mais difícil. Na tradição de abordar decisões judiciais, que eu alertei ser padrão, nas duas últimas aulas, sexta e sábado, a banca apertou: cobrou a última decisão sobre o acidente de Brumadinho. Esta,se deu em janeiro agora e firmou um acordo entre a empresa responsável pela catástrofe ambiental e o governo do estado de Minas Gerais, onde se deu o fato.

A resposta estava na última alternativa, E, que abordou até o valor envolvido, 37 milhões de reais.


GABARITO DE GEOGRAFIA DA PROVA SOLDADO (2021)

42 A (disputa ideológica entre...) Geopolítica da Nova Ordem Mundial

A produção e distribuição de uma vacina contra a COVID-19...

43E (um fenômeno natural...) Climatologia - mudanças climáticas

Analise a Charge. Ironizado na Charge, o efeito estufa é:

44D (Equatorial úmido, ...) Climatologia - Clima do Brasil

Examine o climograma. Os valores atuais....

45C (Migração de retorno) Demografia - Migrações do Brasil

Analise o mapa. No contexto dos movimentos realizados...

46C (Valorização imobiliária...) Geografia Urbana

De uns tempos para cá, o termo gentrificação

47A (queimadas) Pedologia - Impactos ambientais no solo

Examine o quadro. No Brasil, os impactos apresentados....

Comentário sobre a prova

A prova foi bastante conteúdista, com questões bem diretas, sem grandes interpretações ou comparações complexas. Apresentou análise de gráficos, mapas e tabelas. Os temas cobrados são de grande importância. As questões foram de dificuldade média, adequada para um concurso dessa grandeza.


MATEMÁTICA - Análise FUNDAMENTALISTA

21 Leia a notícia veiculada em um jornal digital...B 1 em cada 200 metros quadrados...Porcentagem e conversão

22 Monges cistercienses desenvolveram...A 4703 Análise de padrões

23 Uma empresa está propondo a implementação...E R$ 660.000,00 Regra de 3 múltiplas

24 Uma reportagem lançada em 2015...C 28 Regra de 3 múltiplas

25 Quando se desprendeu de um bloco de gelo...B 6 Regra de 3; Porcentagem; Conversão de medidas.

26 Considere um campo de futebol...A 600.000 Área de figuras; Regra de 3; Conversão de medidas.

27 Um pequeno cultivador de café...D R$ 67,50 Fração (porcentagem); Regra de 3.

28 Os gráficos a seguir apresentam...B 2005 e 2010 ...40 Análise gráfica.

29 A pandemia da covid-19 afetou...D não está ...3,6 pontos percentuais Análise gráfica; Média.

30 Dados do Levantamento Nacional de...C 2,22%. Porcentagem.

31 Uma pesquisa feita com Microempreendedores...E 22% dos participantes da pesquisa Sistema do 1° grau;Equação do 1° grau.

32 Alguns métodos de estimação...A Multidões leves e Multidões muito densas Área de figuras; Regra de 3; Conversão de medidas.

33 Estudos feitos em 2018 pelo Instituto Trata Brasil...A 17,5 bilhões de litros Volume de figuras; Regra de 3; Conversão de medidas.

34 Um artigo científico publicado em 2019...B entre 10% e 14% do solo não coberto por gelo Sistema do 1° grau; Equação do 1° grau. Regra de 3.

35 Um programa de entrevistas é...D 2 minutos e 30 segundos M.M.C; Conversão de medidas.


CONSIDERAÇÕES GERAIS!

Todo conteúdo foi apresentado em sala de aula. Com diversas listas de exercícios de apoio;


Prova um pouco mais elaborada, um pouco mais difícil do que o convencional, tratando-se de VUNESP;


Notoriamente se preocupou em contextualizar o momento de pandemia ao longo das questões de matemática e também com a área militar, vide questões 29 e 32, respectivamente;


Nos deparamos com questões conteudistas, interpretativas requerendo, muitas vezes, releitura da questão alvo. Também se pode observar muitas questões com textos, contudo, bem mensurados, ou seja, não eram informações "dispensáveis";

Foi nítido a preocupação da banca em colocar os candidatos para resolverem situações-problemas, conversões de unidades e análises gráficas.

Os famosos MACETES, técnicas super rápidas etc, não foram usuais.

A prova de MATEMÁTICA da VUNESP para SOLDADO de 2a Classe da PMSP lembrou bastante a NOVA FORMA que a banca FGV elaborou o concurso para ALUNOS OFICIAIS de 2021!


A pergunta final é: as próximas provas seguirão esse mesmo padrão?

Difícil responder essa pergunta em um ano tão atípico, porém, independente do PADRÃO, o GTP está sempre BEM preparado. Fica o Alerta!





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