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RESOLUÇÃO BARRO BRANCO - 20/08

Atualizado: 22 de ago. de 2023

No dia 20/08, logo após o concurso, os professores do GETEPE irão realizar a correção da prova e iremos disponibilizar o gabarito aqui nessa página.

Fique atento e boa prova!!!!


PROVA QUE NOSSOS MESTRES VÃO CORRIGIR

APMBB 2023
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LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORES ROMEU, MARCUS E SÔNIA

Questão 21 – Alternativa A - presunçoso

Questão 22 – Alternativa B - paradoxo

Questão 23 - Alternativa A – aqueles que furtam para comer não deveriam ser considerados ladrões.

Gabarito oficial D. Há divergência entre o gabarito oficial, mas resposta é possível de recurso dentro da interpretação com a alternativa A.

Questão 24 – Alternativa E – hipócrita

Questão 26 – Alternativa D “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos”.

Questão 27 – Alternativa D – “Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer.

Questão 28 – Alternativa C- Os ladrões grandes vão enforcar os pequenos.

Questão 29 – Alternativa D – o bandido seria alguém alheio ao sofrimento.

Gabarito Oficial B. Sem divergência com gabarito oficial.

Questão 30 – Alternativa A – prolongar o ato de matar e falar demais.

Questão 31 – Alternativa C – “enquanto o gramofone tocava Wagner” (2º parágrafo)

Questão 32 – Alternativa C - “mesmo sabendo que ele escapara da morte tão cuidadosamente orquestrada.

Questão 33 – Alternativa B – instrutiva

Questão 34 – Alternativa B – “escapara”

Questão 35 – Alternativa C – “Hoje sei que o vilão queria dar tempo, ao mocinho e à plateia, de refletir sobre a finitude e a perversidade humanas” (2º parágrafo)

Questão 36 – Alternativa E – frustrava

Questão 38 – Alternativa A – causa



LITERATURA - PROFESSOR CELSO

A banca da VUNESP neste concurso privilegiou as questões de interpretação de texto e uso do idioma em detrimento das questões puramente conteúdistas sobre Literatura. Observamos apenas duas questões sobre este domínio e mais uma interdisciplinar com História (questão 02). Vamos a resolução:


02. D questão clássica VUNESP, exigindo a análise de imagem e texto. Questão interdisciplinar entre Literatura e História, demandando ao candidato um conhecimento amplo sobre a expressão artística como um todo. No caso da questão temos um exemplo clássico da arte barroca no Brasil que teve seu auge nos séculos XVII e XVIII. O candidato teria aqui que se atentar que a arquitetura colonial sacra guarda semelhanças com o estilo literário, em especial no exagero e no rebuscamento.


25.C Uma questão sobre o estilo retórico de Padre Antônio Vieira, mestre da oratória barroca do século XVII. A questão pediu ao candidato para se atentar a uma das principais características de seus sermões: a persuasão.


37.E Questão clássica na qual um especialista faz referência a uma escola literária, cabendo ao candidato identificar a qual o autor se refere. Em termos de concurso o candidato deveria se lembrar da expressão “arte pela arte”, que pode ser atribuída a duas escolas literárias: Simbolismo e Parnasianismo. Daí em diante a distinção entre ambas seria feita pela temática. Os termos-chaves são intuição, mistério e expressão nebulosa. A partir destes pontos o candidato poderia tranquilamente identificar o Simbolismo como tema do texto da autora.



MATEMÁTICA - PROFESSORES FLÁVIO E ADRIANO

45-B

46-E

47-B

Gabarito Oficial A. Sem Divergência do Gabarito Oficial.

48-B

49-C

50-D

51-A

52-C

53-E

54-D

55-A

56-D



BIOLOGIA - PROFESSORES OKUMA E TONY

Pessoal, boa noite. Gabarito das questões de Biologia. Prova com grau de dificuldade mais alto:

69 – C) murcha e túrgida.

70 – A) glicogenólise.

71 – B) a excreção.

72 – D) os óvulos não são fecundados.

73 – A) segregação independente.

74 – B) pressões seletivas diferenciadas sobre as populações isoladas em cada ambiente.



QUÍMICA - PROFESSOR DIOGO

Gabarito de química

63C

64D

65B

66C

67E

68D

COMENTÁRIOS DA PROVA DE QUÍMICA

QUÍMICA APMBB 2023
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INFORMÁTICA - PROFESSOR JUVENAL

77 - D (artigos rosa santos)

78 - A (Alterar Formatação)

79 - C (478)

80 - E (indicou não haver documento...)



HISTÓRIA - PROFESSOR ZAVO

1 – Grécia Antiga (Antiguidade Ocidental) – História Geral


Política na Grécia Antiga. Interpretação de texto e contexto geral da política na Grécia Antiga.


Resposta:


(B) pressupunha a participação ativa dos cidadãos em busca

de consensos para regulamentar as atividades públicas.


2 – Sociedade e Cultura Colonial – Arte e vivências (Brasil Colônia) / História do Brasil


Sociedade e Cultura Colonial – Arte e vivências. A questão explorava a análise da imagem e conhecimentos sobre arte ao longo do tempo e períodos, além de identificar a arte barroca clara pelas características da imagem, também se faria a eliminação das demais por conhecimento sobre os outros estilos e períodos que eles representam.


Reposta:


(D) barroca, representada, no recinto, pela riqueza de detalhes

da decoração do teto e das laterais.


3 – Iluminismo e suas ideias na Revolução Francesa (Idade Moderna/Contemporânea) / História Geral


Questão inicia falando de Napoleão, mas o conteúdo necessário para acertá-la ela sobre o clássico de iluminismo e os ganhos que este militar e imperador francês espalhou pela Europa após o advento da Revolução Francesa que ele representou e se apossou com o Código Civil de 1804. Foi uma questão conteúdo, mas sua resposta era clara dentro do conteúdo de idealismo Burguês do iluminismo e Revolução Francesa.


Reposta:


(B) a liberdade individual e a defesa da propriedade privada.


4 – Fim da Monarquie (Império) e Início do Republicanismo, questão social (abolicionismo) – Brasil Império/República. / História do Brasil


Questão que faz interdisciplinaridade com a sociologia (o que nos desiguala como humanos) e história geral (conceito de Darwnismo Social) e que coloca à tona a questão do pós escravidão no Brasil como algo ainda existente e claro. Questão que explorava a interpretação do texto e uma análise das alternativas.


Reposta:


(D) pela falta de uma política de inclusão social para os libertos e pela difusão de teorias sobre a hierarquia das raças.


5 – Relação do Brasil no Período Varguista no quadro mundial do Entre Guerras e Segunda Guerra (Era Vargas – Brasil República) / História do Brasil


Questão que explora o tema de Entre Guerras e Segunda Guerra ao identificar o período explorado na questão, mas que dá uma interpretação do texto na relação de relativa liberdade e autonomia do Brasil dentro do período, isso faz lembrar da política pragmática do Vargas nesse momento. Interpretando o texto e as alternativas é possível compreender.


Reposta:


(C) a autonomia relativa do país no cenário do capitalismo

mundial.


6 – Neoliberalismo / Globalização (Idade Contemporânea) / História Geral


Questão que trabalhava uma imagem do contexto da globalização. Questão interdisciplinar com a Geografia e que explorava o entendimento dos contrastes na Nova Ordem Mundial pós mundo Bipolarizado da Guerra Fria, dando assim o desigualdade social do Neoliberalismo.


Reposta:


(E) os efeitos da concentração de renda no contexto neoliberal.



GEOGRAFIA - PROFESSOR RICARDO

Geografia – Questão 15 (Tema: Problemas ambientais – erosão)

“Com a deposição de sedimentos e a perda de profundidade....” Gabarito C – O processo de deposição de sedimentos no fundo do rio, que coincide com os problemas socioambientais descritos na questão, chama-se assoreamento.


Questão 16 (Tema: Geopolítica – Guerra Fria)

“Em um encontro de preparação para a cúpula...”

Gabarito B – O plano Marshall foi uma política econômica desenvolvida pelos Estados Unidos para auxiliar os países parceiros do continente europeu a se reconstruírem no pós-guerra. Em um contexto de Guerra Fria, a disponibilização desses recursos era uma forma de buscar garantir influência geopolítica dos Estados Unidos e seu modelo capitalista, afastando os países da influência socialista soviética.


Questão 17 (Tema: demografia)

“Consolidando uma tendência prevista há algumas décadas...”

Gabarito E – A China adotou uma política de controle de natalidade, permitindo apenas um filho por casal (salvo algumas exceções). Com isso, houve a tendência de queda do crescimento vegetativo, diferente da Índia, que por questões políticas, culturais, predominância de população rural, e até mesmo influencia religiosa (hinduísmo), ainda possui altas taxas de natalidade (mesmo que em tendência de queda). Vale destacar que a China não possui mais uma política de controle de natalidade e, mesmo assim, com as mudanças sociais advindas do processo de urbanização, não houve sensível aumento da mortalidade.


Questão 18 (Tema: Urbanização)


“Marcando a realidade de diversas cidades ao redor do mundo...” Gabarito A – A gentrificação é o processo de revitalização das regiões centrais, as tornando acessíveis novamente para a população mais rica. Recapeamento de vias, instalação de equipamentos (centros de consumo, lazer, etc.) mais voltados a classe alta e, principalmente, expulsão dos moradores mais pobres, são medidas feitas em conjunto pela iniciativa privada e pública para ocupação desses espaços centrais.


Questão 19 (Tema: urbanização)


“Unidades da federação (UF’s) do Brasil, ...”

Gabarito: E – O gráfico mostra as porcentagens de áreas urbanas (e suas variáveis) e rurais (e suas variáveis) por unidade da federação. Tendo em vista que a unidade da federação mais urbanizada do país é o distrito federal, a UF1 só pode ser o DF.


Questão 20 (Tema: regionalização do Brasil)


“Examine o mapa:”

Gabarito: D – a região concentrada, segundo a classificação proposta por Milton Santos, leva em consideração os estados da Região Sul e Sudeste do Brasil.



SOCIOLOGIA - PROFESSOR XANDÃO

11: (GTP) A

Gabarito oficial E (não cabe recurso). Porém uma questão capciosa e confusa que leva a indução de pensar que se explora o termo citado dentro da interpretação dele, porém a questão explora a ideia de outra divergência pra além do termo entre gerações, sendo assim a resposta Oficial está correta, sendo sim alternativa E.


12, ou a 2ª questão de Sociologia, e D.

Ao citar Darcy Ribeiro, a prova escolhe o caminho da Crítica ao conceito de Democracia Racial, atribuído a Gilberto Freyre, antropólogo, escritor e jurista pernambucano, da Geração de 30. Darcy, que veio depois, pelo próprio texto da questão não acredita na ideia.


13 ,ou 3ª questão, a resposta é C .

A resposta busca um desagravo à Escola,tantas vezes colocada de lado, nas análises da sociedade Brasileira. No caso, a escolha de se colocar essa discussão, sobre violência de Gênero nos programas educacionais, revela o que diz a alternativa C,que se aposta na escola como parceira no combate à esse problema, junto com o aparato Legal, que hoje evolui para caracterizar melhor os crimes dessa natureza.


14 - A ou B – correto seria fazer referência, nas respostas, aos Direitos Humanos. Na alternativa A poderia se entender que Direitos Sociais, de uma Coletividade, ou os Difusos, de qualquer indivíduo da espécie humana, são parte dos Direitos Humanos ali ofe ndidos, no referido caso. Poderia se pensar na B, Direitos Civis, pela maneira que o texto qualifica a ofensa, do direito de Ir e Vir,um direito privado, dos indivíduos, portanto, também Civil.



INGLÊS - PROFESSOR CELSO

39. D

O texto aponta a visível diminuição do gelo presente no mar antártico por conta do aquecimento global.

40. E

A tripulação do Polarstern ficou surpresa por encontrar muito menos gelo na Antártida do que era esperado “Scientists aboard Polarstern, a German research ship currently in the same place, have a very different view: in the beginning of February 2023, the expedition leader said he had never seen the sea so destituted of ice”).

41. B

However apresenta ideia de contraste ou ressalva e só poderia ser substituída por yet dentre as alternativas apresentadas.

42.C

depois de : geralmente realizamos uma exemplificação

43.A

O gráfico aponta para a redução do gelo marinho presente na Antártida. A alternativa correta indica o menor índice histórico ocorrido da extensão polar.

44. B

O pronome it faz referência aquilo que se derrete, no caso as calotas polares da Antártida Ocidental (“The biggest concern is over the enormous West Antarctic ice sheet, which is smaller but less stable than its eastern counterpart. Scientists say that it risks collapse if it melts beyond a certain point, which could result in a global sea-level rise of up to three metres”).



FÍSICA - PROFESSORES SUZANA E BAYONET

No caso da física, a apostila do GTP acertou no alvo!

A prova não surpreendeu. Foi exatamente como esperado, sem questões complexas mas uma prova bem feitinha. Exigindo um bom conhecimento teórico da física. Profa Suzana


57) C (Clássica questão de Velocidade média, bastava converter minutos para horas)


58) A (1° Lei de Newton Explicada)


59) D (Aplicação direta da fórmula Energia cinética, atenção para converter Toneladas em Kg)


60) C (Questão envolvendo Energia Gravitacional e Cinética)


61) E (Definição de Calor)


62) B (Cargas, basta realizar a média aritmética entre Qr e Qs e seu resultado realizar a média aritmética com Qt)



FILOSOFIA - PROFESSOR PEDRINHO

Questão 7 – Karl Popper e a Filosofia Científica. Alternativa C. O texto ajuda MUITO a responder. Interpretativa, porém o conceito de Filosofia enquanto busca, ausência de dogmatização e transitoriedade, não deixava dúvidas quanto a certa.


Questão 8 – Estética – Filme Blonde. Alternativa D. Conceitual. Era preciso dominar a essência da área filosófica da Estética para assinalar a alternativa referente à subjetividade do Belo. Mais uma vez a ausência da universalização, dogmatização e o “destino” filosófico resolveria a questão.


Questão 9 – Democracia/Ética – Alternativa A. Embora faça parte do edital de Filosofia a estrutura da questão é totalmente sociológica. O domínio sobre o conceito de Cidadania e a perspectiva da realidade brasileira em busca da Cidadania de fato resolveria a questão. A única dificuldade era separar os conceitos de democracia formal e substancial – forma e substância aristotélica resolveria essa dúvida.


Questão 10 – J. J. Rousseau – Alternativa B. Conceitual. Porém, um dos conceitos mais básicos da Filosofia. Embora com alternativas erradas que geram dúvidas, o domínio do Estado de Natureza e passagem para a sociedade em Rousseau resolveria a questão.


Uma prova onde predominou a questão de cunho conceitual. No entanto, tais conceitos figuram entre os mais básicos da História da Filosofia. Alternativas, nem tanto descartáveis, o que deve ter gerado dúvidas em níveis mínimos. Na minha perspectiva, uma prova de nível bem abaixo do esperado e orientado aos alunos. Obrigação de gabaritar.



ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

COMENTÁRIOS PROF VICTOR PAULO

ADM APMBB 2023
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75.

(D) a informação em poder dos órgãos ou entidades públicas,

observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade

à segurança particular, poderá ser classificada

como confidencial ou protegida.


76.

(A) o acesso à informação compreende o direito de obter

orientação sobre os procedimentos para a consecução

de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada

ou obtida a informação almejada.



ESPANHOL - PROFESSORA MÔNICA

39. D

las computadoras están entre los aparatos que

actualmente tienen presencia obligatoria en la vida de

mucha gente.

40. E

em processo de desenvolvimento.

41. B

diminui a quantidade de piscadas de olhos.

42.C

la tecnología puede ser útil para tratar la ambliopía.

43.A

tal vez.

44. B

marca la contraposición de dos ideas.




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