top of page

Gabarito ESA 2023/24

Atualizado: 8 de out. de 2023

Segue gabarito do concurso da Escola de Sargento das Armas - ESA, realizado em 08.10.2023, elaborado pelos Mestres do GETEPE.


PROVA MODELO C


HISTÓRIA - PROFESSOR ZAVO LIMA

35- Governo JK

B - Do prestígio do General Lott…

36- Governo Vargas / Revolução de 1932

C - I e II

37 - Revolta Coloniais / Revoltas Emancipatórias

D - Rompimento da Dominação…

38 - Brasil Colônia / Indígenas e a Colonização

E - Tupinambás que apoiavam…

39 - Independência do Brasil

B - Cisplatina, Bahia e Pará

40 - Revoltas Regências / Cabanagem

D - População Pobre da Província….

A prova de História, como tradicionalmente, se manteve na linha de ser direta, contudo, o que mudou em relação aos anos anteriores foram enunciados maiores e até mesmo alternativas menos “secas” em relação a outros anos, mas os conteúdos foram bem explorados e claramente identificados.

Uma prova razoavelmente tranquila. Na questão 37, há um erro de digitação no enunciado, pois as revoltas emancipatórias citadas no texto estão localizadas no final do século XVIII e não no XIX, todavia, não vejo como problema pra encontrar a resposta certa da questão, mas é possível de requerer recuso por isso.

Neste ano caíram 2 questões de República (JK e Era Vargas); 2 de Império (Independência e e Revoltas Regenciais) e 2 questões de Colônia (Indígenas e Revoltas Coloniais). Todos os conteúdos explorados e discursos ao longo do nosso curso ESA.

Professor Zavo Lima.


INGLÊS - PROFESSOR CELSO

Prova de nível médio, que exigiu dos candidatos familiaridade com conceitos fundamentais do idioma em termos de coerência e coesão verbal. No mais, foi bem exigente sobre os pontos que consierou fundamentais para o nível colocado, tais como comparatives, quantifiers e tempos verbais.

41.D

Verb Tenses:Simple Past vs Present Perfect. O Simple Past marca um fato ocorrido e concluído em algum momento definido do passado, enquanto que o Present Perfect tem entre os seus usos fazer uma referência a uma experiência relevante do passado sem necessariamente definir em que momento esta experiência foi concluída. Sendo assim, as três primeiras lacunas são exemplos de uso de Simple Past por sua marcação temporal de conclusão ou ocorrência bem definida enquanto que as duas últimas lacunas do texto mostram-se exemplos do uso do Present Perfect sobre experiências do passado e indicam a alternativa D como correta.

42. B

Articles: nesta questão sobre o uso dos Articles o candidato teve que se atentar para o uso do article AN antes de palavra que se inicia com um som vocálico (important). No restante da questão o article THE era necessário para indicar ou o plural ou o definitivo dos substantivos subsequentes.

43. E

There to be as existence: nesta questão foi exigido do candidato o domínio entre plural e singular do uso da forma there to be para indicar existência.

44. C

Interpretação de texto/cartum: Ao anotar equivocadamente a pronome demonstrativo THAT o soldado demonstrou não ter entendido corretamente as instruções do tenente.

45. E

Interpretação de texto/idiomas and collocations: a expressão “stay in contact” é uma expressão cuja tradução se assemelha ao uso que fazemos em português: ‘ficar em contato”.

46. A

Alternativa A correta pois o trecho de fato apresenta, pelo uso do modal verb WILL, o uso do Future Simple Tense

Alternativa B incorreta pois está no Simple Present. Para ser considerada Present Continuous a forma seria “are coming marching”.

Alternativa C incorreta pois “him” é um pronome pessoal do objeto. O Possessivo é HIS. Alternativa D está incorreta. A formulação está invertida: ladies é plural de lady. Alternativa E está incorreta. Then indica uma sequência. O pronome escreve-se THEM.

47. C

Relative Pronouns: A primeira lacuna indica uso de local (WHERE). A segunda indica tempo (WHEN). A terceira indica fato ou algo (WHAT). A quarta lacuna indica questionamento sobre pessoas (WHO) e a última motivo ou razão (WHY).

48. B

Comparative Forms. O uso do “than” sugere que a única forma possível do adjetivo small é a forma comparativa com terminação -er.

49. E

Quantifiers: A primeira forma é incontável (much money) e a próxima contável (many friends). A terceira indica uma ideia comparativa para pouco tempo livre (idle), portanto o uso do less para expressar que haverá menos (less) tempo do que se imagina.

50. A

Verb tenses: Aqui o uso do advérbio while para indicar simultaneidade de acontecimentos permite inferir que o uso correto para a terceira lacuna é “were returning”, sendo a alternativa A a única que apresenta esta opção


GEOGRAFIA - PROFESSOR JOÃO

29 - E "A partir da década de 1960, o Brasil vem..."

30 - B "O processo de urbanização é reestruturação da rede urbana..."

31 - D "Qual estratégia geopolítica, representada no mapa..."

32 - C "O 1° pelotão da 2° companhia de fuzileiros..."

33 - D "O Brasil, por ter 92% do território na zona intertropical do planeta..."

34 - C "O centro de embarcações do comando militar da Amazônia..."


MATEMÁTICA - PROFESSOR PAULINHO

01E

02C

03D

04A (essa questão pode ser anulada)

05C

06C

07B

08E

09A

10D

11B

12E

13A

14C


PORTUGUÊS - PROFS ROMEU, FERNANDO E AUGUSTA

16.B

17.A

18.C

19. A

20.B

21.E

22.D

23.C

24.E

25.A

26.E

27.B

28.D


Sobre o Tema de Redação (Professora Sônia)

O tema proposto não apresentou nenhuma dificuldade para ser desenvolvido. Trata-se de um assunto bastante atual que exigia do candidato, apenas e tão somente, argumentar sobre a importância da atividade física para que haja o equilíbrio da saúde mental. A atividade física passou a fazer parte da rotina das pessoas.




162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page