GABARITO GETEPE - SOLDADO PMSP 02/2022

Atualizado: 7 de fev.

Segue gabarito elaborado pelos mestres do GETEPE


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Prof. Jonatha

56 - C (§2º art. 14, Constituição Federal)

57 – C (§ 5º-A, art. 144, Constituição Federal)

58 – B (§ 1º, art. 81, Constituição Estadual)

59 – E (inciso VI, art. 115, Constituição Estadual)

60 – C (§2º, art. 25, Lei nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação)

Prova de nível semelhante a do ano passado.

Todas as questões continham respostas objetivas, fundadas nas respectivas constituições e lei federal.


MATEMÁTICA - Profs. Laranja, Flávio e Bonfim

21 - D (Difícil - Como pode ser observado na figura a seguir...)

22 - E (Fácil - Um reservatório d'água tem formato...)

23 - B (Médio - De acordo com informações que constavam no site...)

24 - C (Fácil - A média aritmética das idades dos 27 aprovados...)

25 - E (Fácil - De um valor total disponível em reais, a quarta parte...)

26 - D (Médio - Considere que, no Estado de São Paulo, um alquere...)

27 - B (Fácil - O gráfico a seguir, elaborado a partir de dados...)

28 - B (Difícil - Dois grupos de soldados, A e B, participarão de um...)

29 - D (Fácil - A tela de um televisor de 40 polegadas é plana...)

30 - B (Médio - A produção de uma peça é feita em prensas...)

31 - E (Médio - Tem-se certa quantidade x de projéteis...)

32 - C (Fácil - A tabela, que consta da Pesquisa Nacional por Amostra...)

33 - B (Difícil - Em um grupo de soldado recém-formados, 20% tem...)

34 - D (Médio - Carlos e Antônio trabalham como folguistas em...)

35 - A (Difícil - No estacionamento de certa Companhia da Polícia Militar...)

CONSIDERAÇÕES GERAIS!

Todo conteúdo foi apresentado em sala de aula. Com diversas listas de exercícios de apoio;


Prova um pouco mais elaborada, bem diferente do convencional de VUNESP, porém, muito parecida com a última prova de 2021;


Notoriamente se preocupou em contextualizar situações-problemas que podem ser vivenciadas dentro da corporação. Dessa forma, cobrou-se do aluno certa habilidade interpretativa envolvendo os conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo do ensino médio. Algumas questões ficaram semelhantes ao que alguns alunos enfrentam no ENEM. Porém, não se confundam, ainda se trata de uma prova específica de concurso público;


É possível perceber ao longo das 15 questões que a prova foi bem democrática: questões conteudistas, outras interpretativas requerendo, muitas vezes, releitura da questão alvo e questões bem elaboradas. Contudo, as questões vieram com uma proposta simplista, ou seja, sem longos textos, mostrando-se uma prova mais objetiva;


Novamente, assim como ocorreu em 2021, não foi uma prova macetada. Portanto, aqueles macetes de fazer o exercício na "velocidade da luz" não foi nada usual;


A prova de MATEMÁTICA da VUNESP para SOLDADO de 2a Classe da PMSP buscou "peneirar" bastante seus candidatos. Isso mostra que os concursos irão cada vez mais se aprimorarem e se renovarem! A mudança já começou, vide a prova de 2021.


A pergunta que deixamos na resolução comentada de 2021 foi respondida: o nível da prova de 2022 veio no mesmo padrão!


E a fala final será a mesma, independente do PADRÃO da prova, para os que escolheram o GTP, tiveram a certeza de que nosso time de mestres SEMPRE irá preparar seus alunos para o inesperado. Portanto, contem sempre conosco para vencer qualquer batalha!


PORTUGUÊS - Profs. Romeu Agostinho, Sônia e Marcus

1. C

2. A

3. E

4. B

5. C

6. A

7. C

8. A

9. E

10. B

11. E

12. D

13. C

14. A

15. B

16. E

17. A

18. B

19. C

20. A

Sobre a prova de português, afirma-se que, nesta edição, está enquadrada como “média”. Isto é, não há grandes lances que pudessem derrubar o aluno atento (que de fato se preparou adequadamente), salvo a questão 09. Nela o conector “ou” (comumente usado como “alternância”) funcionou nessa pergunta como “adição”. Bastasse o candidato examinar com atenção a sentença para perceber que ele não estava excluindo senão somando.


REDAÇÃO - Prof Marcus

O leitor deste texto está sendo monitorado agora; neste momento, o rastro que ele deixou (e está deixando agora ao me ler aqui) no mundo virtual é uma moeda valiosa no mercado financeiro; seus segredos mais recônditos não são mais íntimos.

O leitor deste texto é um alvo para o qual serão direcionadas mercadorias, de acordo com aquele rastro deixado lá, neste mundo estranho no qual eu e você agora travamos contato. Eu, professor; você, desejante a uma vaga a mike, a fox. Em breve, independentemente do que possa acontecer no futuro (você ter ido ou não à etapa seguinte do concurso), em breve, você receberá anúncios sobre a carreira policial, ofertas desse ou daquele curso preparatório. Mas você também vai receber outras ofertas, relacionadas a seus outros segredos: uma bicicleta que você está namorando há algum tempo; a desse ou daquele buffet de festas (mesmo que você ainda não tenha revelado o casamento às pessoas íntimas de sua vida); de repente, você até recebe ofertas de serviços que satisfaçam a tara mais secreta (filmes eróticos envolvendo anões e pôneis).

Tudo a partir do rastro que foi deixado enquanto você navegava serenamente na internet. A máquina sabe muito de você, bem mais do que você imagina (se você usa aqueles relógios ultramodernos que marcam seu sono, seus passos, seu coração, até seus afetos; seu corpo, ao final, é mais conhecido dela, da máquina, do que de você próprio; você é estranho de você; aceite!).

Será que tal ou tal sujeito tem disciplina, será que é obediente, pergunta a máquina sobre quem deseja... ser da segurança pública. Não. Este não serve, um demônio, não tem perfil, avalia a I.A. Esta outra também não tem disposição, é intolerante a palavrões, onde pensa que vai entrar, no spa, só pode ser, pensa que algum oficial vai lhe servir algum vinho importado. Aquele ali mexe no celular durante a aula, tem muita desatenção. E este sujeito, pergunta afoita, este também não, prefere repetir para si que é bom o suficiente, só não gosta de ouvir que é medíocre, que é o que é, verdadeiramente. Este outro candidato também não. Mas este é ideal, pondera a máquina. É possível a máquina ajudar, contudo, na seleção adequada, sem dúvida. Será?

O dia tem vinte e quatro horas; qual parte dele você não está sendo monitorado?

Não. Não. Este professor não escreve ficção, tampouco é devoto de teorias da conspiração; se o leitor achou tudo absurdo, perceba a si neste mesmo mundo.

Será que a Inteligência Artificial é mesmo uma praticidade a quem esteja engaiolado nas coleiras modernas chamadas de celular? Como fica o uso deste rastro que você acabou de deixar aqui, lendo o Marcus?

Eis aí o tema de redação desta edição da prova de soldado.

Tema estranho? Nenhum pouco...


HISTÓRIA - Prof. Zavo e Gerson

36: E

37 - C (com possibilidade de A) - questão com dupla interpretação.

38: C

39: E (questão de difícil interpretação)

40: B

41: D

A prova teve um nível compatível com a do ano passado, ou seja, manteve-se entre média para difícil. Duas questões de história geral, uma explorou os antecedentes da Primeira Guerra e a outra o final da Segunda Guerra. Na questão de Primeira Guerra era muito importante se atentar ao texto para a resposta, já a questão de Segunda Guerra era se atentar ao contexto do mundo pós o término da guerra, o que traçava a Guerra Fria. As Quatro questões de Brasil exploraram os principais tópicos do Edital. A questão sobre a Constituição de 1891, o que aconteceu também no ano passado, estava tranquila de responder, tangenciou a ideia da relação entre Estado e o rompimento com a Igreja. A primeira questão sobre Era Vargas, no que se refere a lógica de ampliação de direitos eleitorais causou um pouco de dúvida e pode dar um pouco de trabalho, a segunda questão de Vargas que trabalhou a ideia de participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial teve como resposta a relação do Brasil com os EUA, então, uma questão de nível fácil, talvez a mais fácil da prova. E a questão de Brasil que trabalhou o Período Militar instigava a pensar a redemocratização, o que levava o candidato pensar o texto apresentado e o contexto. No geral, uma boa prova onde cada vez mais o nível de leitura é exigido na VUNESP. Interpretação e conhecimento do contexto eram as chaves para responder as questões.

Prof. Zavo Lima


ATUALIDADES - Prof. Xandão

48 C;

49 C,com pegadinha na D e

50 D

Comentário sobre a prova de Atualidades, do Concurso para Soldado PMSP, em 06/02/2022 Seguindo a tendência da prova passada de 2021,os temas de Atualidades, chegaram a perpassar outras áreas, como Redação, abordando Inteligência Artificial na vida moderna e Geografia, falando das crises Geopolíticas entre China e Taiwan, Síria e rebeldes, mais o Afeganistão Talibã. Nas três questões da área de Atualidades, mais uma vez, a tendência recente. América Latina é praxe, nas questões internacionais e dessa vez foi Cuba, com seus protestos populares de 2021. Destaque do texto, para responder, está na passagem que diz “fora ditadura”. Ora, país latinoamericano ditatorial, que não tem Maduro na presidência, é Cuba. Sobre o Marco Temporal, nós alertamos em aula, durante o curso, que cairia e caiu. A resposta C procede, pois é a Frente Ruralista que propõe o Projeto de Lei no Congresso. Interessa a eles expandirem domínios sobre áreas reservadas a indígenas. No caso da reunião do G20,chamamos muito a atenção durante o curso, para sua importância. As resoluções do encontro, entre várias coisas, apontaram para o Fim da Utilização de Carvão Mineral, em Usinas Termoelétricas Apontamos, durante o curso, a importância do aluno pesquisar detalhes sobre o evento


INFORMÁTICA - Prof. Cid

Dentro do padrão, esperado, e tudo o que estudamos com todas as turmas.

Na minha opinião, bem tranquila na maioria das questões.

51 - B

52 - C

53 - A

54 - E

55 - D

Na minha opinião, numa primeira revisão, não há nada que caiba recurso.

Comentários das questões de informática

Prova Soldado PMESP fev 2022 - Informática (1)
.pdf
Download PDF • 127KB

GEOGRAFIA - Prof Ricardo Marcílio

42. C - Geopolítica / Atualidades

43. B - Problemas ambientais

44. D - Bacias hidrográficas do Brasil

45. E - População do Brasil

46. A - Geografia Industrial (desconcentração industrial)

47. B - Vegetação do Brasil

Prova de dificuldade média, com a presença de vários temas importantes à Geografia. A prova contou com 4 questões de Geografia do Brasil e 2 questões de Geografia Geral. Apareceram questões de Geografia física e também Geografia humana (prova bem equilibrada). Contou com a presença de mapas, gráficos e textos jornalísticos, sendo que esses elementos eram importantes na resolução das questões. Isso é bem importante para o desenvolvimento de uma boa prova de Geografia. No geral, uma ótima prova que cumpriu o objetivo de separar àqueles que estavam mais preparados segundo o edital proposto.


Clique abaixo e confira a prova de Soldado PMSP 02/2022 que utilizamos para elaborar o gabarito.

pdf
.pdf
Download PDF • 1.05MB

Iniciaremos turmas específicas para Soldado da PM de São Paulo a partir de 08/03/2022. As informações podem ser conferidas clicando aqui . Nossas turmas são reduzidas, visando o melhor aproveitamento de nossos alunos, então não perca tempo para garantir sua vaga.


O curso foi fundado em 1953 pelo General de Brigada do Exército, Fernando Pereira Telles Pires. Através de um trabalho pautado pela honestidade, lealdade e disciplina, tornou-se o preparatório mais eficiente na área dos exames de ingresso à carreira militar.


Hoje colecionamos amigos nas forças armadas e na Polícia Militar.


Todos ex-alunos, que são nossos maiores divulgadores, sempre indicando o curso aos seus familiares e amigos e fazendo depoimentos de enorme gratidão, sendo nossa maior motivação para continuar.


O nosso sonho é realizar o seu


Abraços de toda a equipe Telles Pires.






5.686 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GETEPE +