top of page

Quer se tornar Oficial do Exército Brasileiro - EsPCEx ?

A vontade de servir o país e seguir carreira militar vem crescendo muito no Brasil. Cada vez mais, jovens brasileiros sonham em entrar para as Forças Armadas, por isso, neste post, você terá informações importantes sobre uma das carreiras mais concorridas da área, o Concurso da ESPCEX (Escola Preparatória de Cadetes do Exército).

No Brasil, as Forças Armadas são divididas em três instituições responsáveis pela defesa do território nacional: o Exército atuando na área terrestre, a Marinha na água e Aeronáutica no ar.






As equipes do Exército Brasileiro responsáveis pela proteção em meio terrestre são preparadas para situações de guerra além de suporte à sociedade em casos de acidentes naturais, ações humanitárias e auxílio na execução de obras públicas.


#Requisitos



O primeiro passo para ingressar no Exército é por meio de Concurso Público para Formação do Oficial Combatente de Carreira do Exército Brasileiro. Os requisitos para poder se inscrever são os seguintes:

  • Ter entre 17 e 22 anos (NO ANO DA MATRÍCULA);

  • Ensino Médio completo

  • Não pode ser casado, ter união estável nem filhos;

  • Ser brasileiro

  • Estatura mínima para homens de 1,60m e para mulheres de 1,55m

Tendo todos os requisitos é só o candidato se preparar para a jornada de estudos e treinos.

Por ser um concurso difícil e concorrido, o(a) candidato(a) precisa estar bem afiado para as provas. A concorrência para candidatos do sexo masculino passou de 100 para cada vaga e, para mulheres, foram mais de 250 candidatas por vaga. Pensando nisso, esteja preparado, faça já sua matrícula em nosso curso preparatório e, com certeza, você estará muito mais preparado para fazer a diferença e ser aprovado!

Em todo os certame, as provas exigidas são Exame Intelectual, Teste Físico, Avaliação Psicológica, Avaliação de Saúde e Análise de Documentos.



#Exame Intelectual



A Prova de Conhecimentos é bem técnica. São 2 dias de avaliação com 4h30min de duração em cada dia. No primeiro, serão abordadas 20 questões de Português, 12 de Química, 12 de Física e Redação. No segundo dia serão 20 questões de Matemática, 12 de Geografia, 12 de História e 12 de Inglês. São aproximadamente 4minutos para cada questão, ou seja, o candidato precisa estar com o conteúdo em dia, na ponta da língua pra mandar bem.


#Exame Físico


O teste físico também é dividido em 2 dias. No primeiro, será cobrada a corrida de 12 minutos e flexão de braços na barra fixa e, no segundo dia, flexão de braços sobre o solo e abdominal supra.


#Exame Psicológico

No exame psicológico serão avaliadas as habilidades mentais gerais e específicas de cada candidato, as características que motivam o participante seguir carreira militar. As avaliações podem ser por testes ou entrevistas analisando a capacidade de atenção e raciocínio, liderança e equilíbrio emocional por exemplo.


#Exame de Saúde


Na prova de Saúde, diferente de outros certames, o candidato precisa apresentar laudos e resultado de exames solicitados no edital como exame de sangue, de urina, toxicológico, sorologia entre outros.


A etapa final será Análise de Documentos, onde são exigidos todos os documentos que comprovem as informações da inscrição e requisitos para participar do certame.

Ao ingressar na ESPCEX, o candidato ficará por um ano em Campinas/SP na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. A partir do segundo ano, ele seguirá o curso na AMAN (Academia Militar Agulhas Negras) em Rezende no Rio de Janeiro e poderá escolher qual curso quer seguir (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico). Os cinco anos de curso são em regime de internato. Os alunos terão aulas teóricas e práticas com disciplinas acadêmicas e militares. Durante todo o curso, o salário será de R$1200,00 mensais. Já ao se formar, o Oficial terá salário de R$7000,00 por mês e a grande vantagem são as promoções e oportunidades na área militar.



Gostou? Então aproveite e garanta sua vaga em nosso Curso Preparatório! São vagas limitadas!


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page