top of page

Tudo sobre o Concurso da EPCAr

Para muitos jovens brasileiros o sonho de ingressar na área militar pode começar mais cedo do que se imagina. Já pensou cursar todo o Ensino Médio na Instituição da Força Aérea Brasileira e com grandes chances de seguir automaticamente para a AFA (Academia da Força Aérea) sendo piloto de combate ou ainda atuar como intendente ou infante?

Todos os anos a EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) abre vagas para o Concurso composto de seis etapas.



Se quiser ficar por dentro de todas as informações sobre este concurso, continue a leitura, mas não se esqueça de fazer sua matrícula em nosso Curso Preparatório, assim você estará muito mais preparado para encarar a prova.

No último ano, a EPCAr, ofereceu 160 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas femininas. Apesar de ser um concurso de nível fundamental, os candidatos precisam estar bem afiados para a prova.

Para concorrer a uma dessas vagas, os participantes devem ser brasileiros natos, ter idade mínima de 14 anos e máxima de 19, não podem ter nenhum vínculo de dependentes como filhos, casamento ou união estável. Nem durante os três anos em regime de internato, os aprovados podem ter filhos ou casar ou estarão sujeitos à expulsão sem nenhum direito. A estatura mínima dos participantes deve ser de 1,64cm e máxima de 1,87cm.



A primeira fase do concurso é composta pela Prova Intelectual contendo 48 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, serão dezesseis questões de cada matéria mais uma redação. Geralmente os conteúdos abordados na redação envolvem temas como política, direitos humanos, economia entre outros. Cada matéria representa 25% da prova e os candidatos terão 5h20min.para resolver.

A segunda fase é a Inspeção de Saúde, verificando exames e condições gerais dos participantes.

Seguindo para a terceira fase, os candidatos farão o Exame de Aptidão Psicológica onde serão avaliadas as personalidades, aptidões e raciocínio lógico.

No Teste de Condicionamento Físico serão analisados a rigidez e vigor físico dos participantes com flexões e corrida de 12minutos.

Na quinta etapa do certame haverá o Procedimento de Heteroidentificação Complementar em que os participantes que se autodeclararem negros ou pardos irão comprovar sua condição declarada e uma banca avaliará as características fenotípicas que estejam de acordo.

Na última etapa será analisado os documentos que comprovem todas as informações dos inscritos.

Os candidatos precisam ter média mínima de 5 em cada etapa, por ser um concurso bem concorrido, os participantes precisam estar atento em cada fase para não perder pontuação de bobeira.



Sendo aprovado no certame, os candidatos cursarão o Ensino Médio em Barbacena/MG por três anos em regime de internato. Terão alimentação, moradia, assistência médica e odontológica e um salário de aproximadamente R$1044,00 mensais. Além das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, a grade ainda conta com matérias de Artes, Psicologia, Desenho e Informática.

Ao concluir o Ensino Médio, os alunos com aproveitamento seguirão para a AFA (Acadêmia da Força Aérea Brasileira) e ingressarão no Curso de Formação de Oficiais Aviadores localizada na cidade de Pirassununga em São Paulo. Depois de concluído aproximadamente sete anos de estudos, contando com Ensino Médio, os alunos terão um salário próximo de R$10.000,00 por mês.

Gostou? Quer garantir sua vaga na área militar? Então, faça já sua matrícula! Você estará com os melhores professores, com uma equipe totalmente preparada para ajudar a realizar seu sonho!




94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page